Clément Blanchet Architecture projeta centro de pesquisa do Carrefour na França

O escritório Clément Blanchet Architecture venceu o concurso para o projeto do novo centro de pesquisa e desenvolvimento do Carrefour a ser implantado em Saclay, no coração do Vale do Silício francês.

Clément Blanchet Architecture projeta centro de pesquisa do Carrefour na França - Mais Imagens+ 14

Cortesia de Clément Blanchet Architecture

O programa da futura Université des Métiers (UDM) se desenvolve em torno a três áreas principais: os laboratórios, espaços de formação executiva e as incubadoras de aprendizado. Para organizar esses três elementos e criar uma configuração inspiradora e altamente funcional, os arquitetos utilizaram quatro elementos conceituais.

Primeiramente a fragmentação deste programa extremamente denso; em segundo lugar, todas as diferentes funções foram abertas para a paisagem; três, o programa foi organizado a partir dos espaços mais privativos para os mais públicos; e por último, todos os elementos se conectam sob uma grande cobertura visível na escala urbana.

Cortesia de Clément Blanchet Architecture

"Como resposta a este programa denso, procuramos racionalizar as demandas sociais e coletivas do edifício", explicam os arquitetos. "Em vez de compartimentar separadamente as atividades do programa, nos questionamos sobre a sua capacidade de complementaridade, procurando criar uma estrutura aberta como um espaço de troca de ideias e experiências, além de oferecer a oportunidade para que todos os funcionários possam conviver em um ambiente coletivo.

Trazendo as funções programáticas para a periferia do edifício, conectada à paisagem e aberta a luz natural, foi possível inserir o fórum social bem no coração da UDM. Este grande salão atuará como "um amplo espaço de convívio", por onde se acessam o auditório, o showroom, a cafeteria e os escritórios. Devido à sua planta livre, este espaço poderá ser transformado tanto para receber eventos variados quanto para configurar novos espaços de trabalho ou laboratórios.

Cortesia de Clément Blanchet Architecture
Cortesia de Clément Blanchet Architecture
Cortesia de Clément Blanchet Architecture

Os espaços externos também foram concebidos de modo a promover a interação entre os usuários - jovens pesquisadores e executivos estarão circulando livremente entre estes espaços, compartilhando conhecimento e possibilitando múltiplas oportunidades para reuniões ocasionais.

Cortesia de Clément Blanchet Architecture
Cortesia de Clément Blanchet Architecture

Em referência ao passado agrícola do terreno onde está inserido, o edifício também contará com áreas verdes denominadas de "estufas" e "lobbies verdes" que pretendem reconectar a produção de conhecimento à natureza. Estes espaços também simbolizam a importância da agricultura nas atividades do Grupo Carrefour.

"O projeto evidencia 'o privilégio' de ocupar uma paisagem natural como esta, aproximando ao máximo a natureza aos espaços internos do programa", explicam os arquitetos. "A primeira vista, a paisagem parecerá inalterada devido a vegetação abundante no terreno e a área de cultivo pré-existente. A arquitetura será responsável por criar um link entre o ambiente natural e os novos usuários desta fazenda do conhecimento".

O projeto deverá ser concluído em 2020.

Cortesia de Clément Blanchet Architecture
  • Arquitetos

  • Localização

    91400 Saclay, França
  • Cliente

    Carrefour
  • Engenharia

    TESS Ingénierie, Alto Ingénierie
  • Cenografia

    dUCKs Sceno
  • Imagens

    ROBOTA
  • Paisagismo

    MUGO
  • Consultoria

    ARWYTEC, LTA, WSP França
  • Área

    8500.0 m2
  • Fotografias

    Courtesy of Clément Blanchet Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Clément Blanchet Architecture projeta centro de pesquisa do Carrefour na França" [Clément Blanchet Architecture Designs Agriculturally Inspired Research Center for Carrefour in France's Silicon Valley] 30 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886009/clement-blanchet-architecture-projeta-centro-de-pesquisa-do-carrefour-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.