Edifício Virrey del Pino - 7 casas urbanas / R2b1 Estudio

 Edifício Virrey del Pino - 7 casas urbanas / R2b1 Estudio - Mais Imagens+ 13

Belgrano, Argentina
  • Arquitetos: R2b1 Estudio; R2b1 Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1840
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Negroni
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACUAREL, LAMANNA, SYLMA
  • Assessores: Carlos Calissano (Estrutura), Estudio Laconia (Instaçaões sanitárias), Oscar Moya (Elétrica), Eng. Haedo (Acústica), Pablo Pizarro (Iluminação), Guillermo Annes (Sustentabilidade)
  • Colaboradores: Paola Scardigli, Alejandro Di Fresco, Alejandro Felipe, Martin Cugat, Florencia Muiños
  • Construtora: M3
  • Arquitetos Responsáveis: Silvana Parentella & Joaquín Sánchez Gómez arquitectos
  • Administração: Fiduplan
  • Construção: M3 Construcciones / R2b1 administração de obra
  • Cidade: Belgrano
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Negroni

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um entorno com características determinantes, um bairro residencial entre uma Embaixada (edifício com varandas de Mario Roberto Alvarez da década de 70), e um Clube de Rugby que toma quase toda a quadra, e dada a existência de um frondoso jardim à frente, este projeto propõe retirar a edificação da frente com o objetivo de manter e aproveitar esse espaço paisagístico, beneficiando o espaço urbano da rua.

© Andrés Negroni

Em linhas gerais, o projeto é um conjunto de sete unidades residenciais "tipo casa" localizado em um lote de 20 x 60 metros. O mesmo está distribuído em dois blocos: um mais alto na frente, com 4 unidades funcionais, as duas do térreo com jardim na frente e as duas de cima com varandas, e outro, ao fundo, com três unidades com jardim em três níveis.

Planta
Planta - Primeiro Pavimento

O edifício da frente, por sua vez, é separado em dois volumes pelo acesso, no qual o núcleo de elevador e escada aparece como um volume solto, constituindo um elemento estrutural nesse espaço, que também é configurado pela inclinação da laje das piscinas de cima, que saem em balanço para a frente.

Corte

Justamente essas varandas em balanço e as piscinas, são um tema principal no projeto, já que estruturam a fachada com uma peça figurativa, sobressaindo em balanço sobre os volumes construídos e colocando-se entre os dois blocos como uma ave com suas asas dobradas.

© Andrés Negroni

Por baixo delas, se desenvolve o acesso de pedestres e veículos em um espaço de pé-direito duplo. O núcleo que leva às unidades de cima também encontra-se na parte central e propõe um percurso com vistas ao pátio e à frente.

© Andrés Negroni

O pátio de acesso às cinco unidades do térreo é formado por uma cerca de madeira com uma geometria ziguezagueante que tenta unir os acessos às mesmas e dar a elas uma característica especial.

Fachada

O edifício do fundo foi proposto como um volume de concreto no primeiro pavimento apoiado sobre planos longitudinais no térreo, que são as paredes divisórias entre unidades. Um segundo pavimento aproveita a situação de inclinação da geometria do pátio para retirar-se.

© Andrés Negroni

Em relação aos materiais, a paleta que foi sendo desenvolvida nos estudos de obras anteriores (concreto-branco-ferro-madeira-verde) foi incorporada às paredes externas de tijolos cinza, trabalhadas como planos entre as lajes de concreto aparente. Estas, além de diferenciarem o projeto no entorno de casas de tijolo inglesas, tomam como referência os planos entre lajes de tijolo aparente também do vizinho moderno à esquerda.

© Andrés Negroni

A caixilharia em alumínio e as persianas dobráveis completam os fechamentos leves.

O projeto inclui diversos critérios de sustentabilidade, tentando minimizar o consumo de energia e aproveitando o uso de energias renováveis. É assim que incluiu-se o uso de coletores de energia solar para água quente e climatização de piscinas, buscando a maximização do rendimento térmico dos envoltórios com paredes duplas com isolamento térmico interno e com a totalidade das aberturas externas realizada em vidro duplo.

© Andrés Negroni

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belgrano, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: " Edifício Virrey del Pino - 7 casas urbanas / R2b1 Estudio" [ Edificio Virrey del Pino - 7 casas urbanas / R2b1 Estudio] 02 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885931/edificio-virrey-del-pino-7-casas-urbanas-r2b1-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.