Centro Cultural Teopanzolco / Isaac Broid + PRODUCTORA

Centro Cultural Teopanzolco  / Isaac Broid + PRODUCTORA - Mais Imagens+ 25

Cuernavaca, México
  • Arquitetos: Isaac Broid, PRODUCTORA; Isaac Broid, PRODUCTORA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Estrutura: Colinas del Buen (Efren Franco y Selene Cortes)
  • Engenharia: Taller M2 (Jose Madrid)
  • Assessoria Teatral: Alejandro Luna e Itzel Alba
  • Assessoria Acústica: Cristian Ezcurdia y ARUP (Jaume Soler)
  • Sistema De Equipamentos Cênicos: Jorge Romero
  • Design E Iluminação: Luz y Forma
  • Planta De Tratamento: TIM (Mariana Garcia)
  • Assessoria Bioclimática: Bioarquitectura (Gerardo Velazquez Flores)
  • Cliente: Secretaria de Cultura do Estado de Morelos (Cristina Faesler)
  • Arquitetos Autores: Isaac Broid, Carlos Bedoya, Víctor Jaime, Wonne Ickx, Abel Perles
  • Colaboradores: Gerardo Galicia, Pamela Martinez, Josue Palma, Alonso Sanchez, Rosalía Yuste, Antonio Espinoza, Diego Velazquez, Gerardo Aguilar, Jesús Minor, Juan Pablo Perez, Oswaldo Delgadillo, Mariana Toro, Valeria Alvarado y Eitan Vazquez
  • Cidade: Cuernavaca
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o novo Centro Cultural está localizado em um prédio em frente a área arqueológica de Teopanzolco, situação que traz duas estratégias fundamentais: por um lado potencializar a relação com o terreno arqueológico e por outro gerar espaço público significativo. 

© Jaime Navarro

O edifício se organiza através de dois elementos, uma planta triangular que contem os programas públicos (hall, serviços, bilheteria, guarda-volume, auditório) e uma plataforma que o rodeia e que abriga as áreas privadas de operação (camarins, depósitos, etc.) incluindo uma caixa negra para multiuso. 

Planta de Situação
© Jaime Navarro
Planta
© Jaime Navarro

A plataforma horizontal que rodeia a planta triangular serve como mirante para a zona arqueológica e para a cidade. A grande base contem uma série de pátios, um deles surge em frente ao acesso secundário do auditório e cria um pequeno teatro ao ar livre. Essa plataforma é capaz de gerar espaços exterior diversos e resolver os acessos secundários ao interior do auditório ou à própria plataforma além de incorporar grandes árvores existentes. 

© Jaime Navarro

Por outro lado, a cobertura principal de forma triangular consiste em uma grande rampa escalonada que nasce da intersecção com a plataforma horizontal que a rodeia e faz com que a presença física e o impacto visual da nova edificação sejam diminuídos, além de converter a cobertura em um auditório adicional ao ar livre que tem como fundo o sítio arqueológico. Essa grande esplanada triangular é a cobertura da sala principal do auditório e contem outra esplanada triangular menor que é a cobertura do hall principal. Ambas plataformas descendem em direções opostas e criam um jogo visual de planos inclinados que podem se apreciados durante todo o percurso. O hall principal possui aberturas permanentes estrategicamente dispostas que permitem sua ventilação com circulação cruzada, evitando o uso de sistemas elétricos de acondicionamento térmico. O eixo de composição da planta triangular do acesso foi disposto intencionalmente no mesmo eixo da pirâmide principal. Desta maneira, o hall disposto exatamente em frente a pirâmide converte-se em um mirante e em um lugar de encontro antes ou depois dos eventos: um espaço que estabelece um diálogo contínuo entre a vida cultural contemporânea e a presença do passado. 

Cortes
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cuernavaca, Morelos, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Teopanzolco / Isaac Broid + PRODUCTORA" [Centro Cultural Teopanzolco / Isaac Broid + PRODUCTORA] 30 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885782/centro-cultural-teopanzolco-isaac-broid-plus-productora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.