O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. 0E1 Arquitetos
  6. 2016
  7. Apartamento América / 0E1 Arquitetos

Apartamento América / 0E1 Arquitetos

  • 05:00 - 25 Dezembro, 2017
Apartamento América / 0E1 Arquitetos
Apartamento América  / 0E1 Arquitetos, © Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

© Gabriel Carpes © Gabriel Carpes © Gabriel Carpes © Gabriel Carpes + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Porto Alegre, RS, Brasil
  • Arquiteto Responsavel

    0E1 Arquitetos
  • Área

    150.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento América foi concebido como morada para um casal. O projeto criou uma transição suave entre os ambientes de uso social e os ambientes de uso privado. Para isso, duas estratégias principais foram utilizadas: setorização por pavimento das funções sociais e privadas e utilização de estruturas e mobiliários que proporcionam flexibilidade e leveza na divisão dos espaços. Somando-se à organização espacial pouco convencional, foi solicitado pelo cliente a utilização de tecnologias de automação residencial. Dessa forma, estabeleceu-se o desafio projetual que consistiu em aliar espaços e tecnologias de forma harmônica e discreta.

Planta Perspectivada
Planta Perspectivada

No primeiro pavimento se concentram as áreas menos privadas. Dividiu-se esse andar em duas faixas principais: áreas servidas e áreas de serviço. As áreas de serviço foram posicionadas de forma a não serem percebidas através da utilização de painéis e divisórias de madeira ou vidro jateado, sendo o último utilizado quando há necessidade de passagem da luz. A sala de estar está reunida em um grande espaço com a cozinha e sala de jantar. Esses três ambientes estão integrados espacialmente, mas também através da utilização de materiais como madeiras locais que contribuem para a leitura espacial contínua. A transição de um para o outro é marcada através da radical mudança de pé-direito que ocorre no percurso da cozinha para a sala de estar.

© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

A sala de estar é o grande conector projetual. Foram criadas duas salas separadas de forma que o ambiente principal seja utilizado somente para convívio e socialização enquanto atividades mais rotineiras ficam restritas a uma sala menor e mais privativa. A grande escada de madeira apresenta-se em conjunto com a passarela metálica como elementos protagonistas e responsáveis pelo percurso às áreas mais privadas do apartamento.

Planta
Planta

No segundo pavimento, no percurso para adentrar as áreas de utilização exclusiva dos moradores, há a presença de uma pequena área ao ar livre que atua como um espaço intersticial entre os diferentes graus de privacidade. Essa área pode ser utilizada pelos moradores tanto como uma extensão dos espaços sociais quanto do seu próprio quarto. A troca de atmosfera entre as diferentes áreas de convívio é regulada através da utilização de um grande painel de madeira que separa e integra ao mesmo tempo os diferentes ambientes.

© Gabriel Carpes
© Gabriel Carpes

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
0E1 Arquitetos
Escritório
Cita: "Apartamento América / 0E1 Arquitetos" 25 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885713/apartamento-america-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.