Apartamento América / 0E1 Arquitetos

Apartamento América  / 0E1 Arquitetos - Mesa, Bancada, Janela, Cadeira, PiaApartamento América  / 0E1 Arquitetos - Imagem 3 de 19Apartamento América  / 0E1 Arquitetos - JanelaApartamento América  / 0E1 Arquitetos - Mesa, Cadeira, JanelaApartamento América  / 0E1 Arquitetos - Mais Imagens+ 14

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: 0E1 Arquitetos; 0E1 Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gabriel Carpes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Di luce, Facsom, Uniflex
Apartamento América  / 0E1 Arquitetos - Mesa, Janela, Cadeira
© Gabriel Carpes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento América foi concebido como morada para um casal. O projeto criou uma transição suave entre os ambientes de uso social e os ambientes de uso privado. Para isso, duas estratégias principais foram utilizadas: setorização por pavimento das funções sociais e privadas e utilização de estruturas e mobiliários que proporcionam flexibilidade e leveza na divisão dos espaços. Somando-se à organização espacial pouco convencional, foi solicitado pelo cliente a utilização de tecnologias de automação residencial. Dessa forma, estabeleceu-se o desafio projetual que consistiu em aliar espaços e tecnologias de forma harmônica e discreta.

Planta Perspectivada

No primeiro pavimento se concentram as áreas menos privadas. Dividiu-se esse andar em duas faixas principais: áreas servidas e áreas de serviço. As áreas de serviço foram posicionadas de forma a não serem percebidas através da utilização de painéis e divisórias de madeira ou vidro jateado, sendo o último utilizado quando há necessidade de passagem da luz. A sala de estar está reunida em um grande espaço com a cozinha e sala de jantar. Esses três ambientes estão integrados espacialmente, mas também através da utilização de materiais como madeiras locais que contribuem para a leitura espacial contínua. A transição de um para o outro é marcada através da radical mudança de pé-direito que ocorre no percurso da cozinha para a sala de estar.

Apartamento América  / 0E1 Arquitetos - Sofá, Prateleira, Iluminação, Janela, Viga
© Gabriel Carpes

A sala de estar é o grande conector projetual. Foram criadas duas salas separadas de forma que o ambiente principal seja utilizado somente para convívio e socialização enquanto atividades mais rotineiras ficam restritas a uma sala menor e mais privativa. A grande escada de madeira apresenta-se em conjunto com a passarela metálica como elementos protagonistas e responsáveis pelo percurso às áreas mais privadas do apartamento.

Planta

No segundo pavimento, no percurso para adentrar as áreas de utilização exclusiva dos moradores, há a presença de uma pequena área ao ar livre que atua como um espaço intersticial entre os diferentes graus de privacidade. Essa área pode ser utilizada pelos moradores tanto como uma extensão dos espaços sociais quanto do seu próprio quarto. A troca de atmosfera entre as diferentes áreas de convívio é regulada através da utilização de um grande painel de madeira que separa e integra ao mesmo tempo os diferentes ambientes.

Apartamento América  / 0E1 Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Gabriel Carpes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento América / 0E1 Arquitetos" 25 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885713/apartamento-america-0e1-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.