Casa S / ATKA arquitectos

Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 2 de 38Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 3 de 38Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 4 de 38Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 5 de 38Casa S / ATKA arquitectos - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos: ATKA arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  187
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 7 de 38
Cortesia de ATKA arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quatro planos verticais a céu aberto. Travejados, asnas de cobertura, réguas, tabiques e escadas em madeira tinham sido subtraídos do seu miolo, sobrando o casco envolvente contaminado por deformações excessivas. Ainda que pareça estranho, a forma como a luz passava pela ‘’não cobertura’’ era absolutamente espetacular. O sol entrava com toda a sua força queimando as madeiras que restavam, e enchendo-a com sombras pouco habituais nas casas do Porto que conhecíamos. Estes foram os fragmentos que se visualizaram no primeiro impacto com aquele lugar, e o projeto partiu então da ideia desta casa que se olha em si mesma.

Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 28 de 38
Cortesia de ATKA arquitectos

Uma escada recorta em curva um plano de tabique de madeira que se interpõe no espaço, mas antes, o que lhe precede é um corte transversal, um vazio de 8 metros de altura com a largura total da casa, que se caracteriza pelas superfícies brancas e refletoras por onde a luz solar se movimenta atravessando os seus diferentes níveis. Se o olhar é dirigido, verticalmente, para esse mesmo rasgo, outro corte se percepciona no espaço: um vazio ao nível horizontal provocado pela semi-elevação de uma plataforma em madeira, valorizando o espaço térreo em betão, em tempos sombrio, e possibilitando agora comunicação visual desde a entrada até ao exterior.

Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 3 de 38
Cortesia de ATKA arquitectos

Nesse exterior apresenta-se um bloco monolítico de betão, desenhado à semelhança de um maciço de granito, com as impressões marcadas da textura das réguas de madeira de pinho, e sobressaindo dois triângulos pretos na composição daquele. O espaço interior desenha-se com simplicidade e contrastes de cor cinza claro e preto, entre os planos de réguas de pinho e as vigas de madeira à vista, que constroem a estrutura dos pavimentos.

Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 10 de 38
Cortesia de ATKA arquitectos
Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 37 de 38
Plantas
Casa S / ATKA arquitectos - Imagem 35 de 38
Cortesia de ATKA arquitectos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa S / ATKA arquitectos" [House S / ATKA arquitectos] 11 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885632/casa-s-atka-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.