Vintset Experimental Store / ETEH

Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 2 de 20Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 3 de 20Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 4 de 20Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 5 de 20Vintset Experimental Store / ETEH - Mais Imagens+ 15

Praia do Canto, Brasil
  • Arquitetos: ETEH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  44
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Camila Santos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Avanti, Coldsun, Vixcenter

Descrição enviada pela equipe de projeto. A bagunça organizada da Vintset faz com que qualquer pessoa se sinta extremamente à vontade na loja. Seus proprietários encomendaram o projeto para dar à cidade um local de trocas culturais e experiências diversas. Dessa maneira, o projeto foi concebido para dar protagonismo aos seus usuários e não à própria arquitetura.

Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 4 de 20
© Camila Santos

Localizada no centro da Praia do Canto, bairro de Vitória - ES, o nome da loja foi um dos principais pontos de contato com as proposições para sua arquitetura. ‘Vintset’, além de fazer alusão ao código de área da Grande Vitória (27), faz conexão com duas outras palavras: vintage e set. Considerando que experiências para existirem precisam ser locadas em tempo e espaço, vintage e set fazem alusão a ambas essas caraterísticas, respectivamente. Vintage remete a temporalidade e linha do tempo. Set faz com que a loja tenha conexão com sets de filmagem, local em que essas histórias podem acontecer. É como se a loja fosse um backstage em que os objetos a venda fossem parte do que não está no campo de visão da câmera. Como foi dito acima, o protagonismo é das pessoas e não do espaço!

Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 7 de 20
© Camila Santos

Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 2 de 20
© Camila Santos

Com o slogan “reduto capixaba cosmopolita”, a Vintset é uma experimental store que nasceu com o intuito de ser um local capaz de reunir designers, estilistas e novos produtores que gostariam de expor seus produtos. O conceito ‘experimental store’ dá a oportunidade de um novo fornecedor experimentar o mercado antes de se aventurar na abertura de uma loja própria. Isso faz com que a Vintset seja uma loja colaborativa que pode vender diversos tipos de produtos: roupas, escovas de dente, cremes para barbear, sapatos, câmeras antigas, cervejas artesanais, tabacaria, etc. Em paralelo a isso, a loja também é palco de eventos semanais de diversas naturezas como flash days de tatuagem, foodtrucks convidados e apresentações de cantores capixabas.

Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 13 de 20
© Camila Santos

Quanto à materialidade, não há revestimentos de acabamento fino na loja. Isso porque não há o intuito de que os clientes sintam receio ao usar o espaço. Além disso, toda a madeira foi reaproveitada da loja antiga e a serralheria foi projetada para dar sensação dos fios caídos de um set de filmagem. A parede de bloco recortada em diagonal e apenas um lado dela acabado faz, novamente, alusão ao set, como se o cenário só precisasse ser montado dentro do ângulo de captura da câmera.

Vintset Experimental Store / ETEH - Imagem 15 de 20
© Camila Santos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Joaquim Lírio, 619 - Praia do Canto, Vitória - ES, 29055-460, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Vintset Experimental Store / ETEH" 23 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885600/vintset-experimental-store-angatu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.