Blip | Porto Nascente / Inception Architects Studio

Blip | Porto Nascente / Inception Architects Studio - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Inception Architects Studio; Inception Architects Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ALLURA, Forbo Flooring Systems, Sanindusa
  • Engenharia E Fiscalização: Cividaco
  • Autor: Pedro Carvalho
  • Equipe: Pedro Carvalho, Carlos Ferreira, Diana Gala
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Blip está situada numa das freguesias mais antigas da cidade do porto, a freguesia do Bonfim. esta é uma zona urbana com forte presença de atividade industrial no seu passado. O edifício que acolhe o novo escritório de engenharia web, especialista em aplicações web de alta performance, é um exemplo dessa forte industrialização na cidade do porto. No seu exterior, este imóvel apresenta uma imponente fachada com destaque para o impressionante trabalho em cantaria de pedra e os enormes vãos em ferro forjado, ilustrativos de tempos passados. O interior, caracteriza-se por uma amálgama de sucessivos aumentos e alterações, necessidades de diferentes e distantes tempos. Aqui sobressaem as suas impressionantes asnas metálicas para a sustentação da cobertura e o enorme balcão envolvente que cria um majestoso vazio no centro do edifício.

© ITS – Ivo Tavares Studio
Planta 03
© ITS – Ivo Tavares Studio

O conceito criativo base para o projeto de arquitetura revela um programa ambicioso. O mesmo assenta na criação e distribuição de cerca de 400 postos de trabalho em zona de open-space, que se fundem e misturam com áreas de reunião, de trabalho de equipa e de lazer. Estes espaços surgem numa ambivalência não impositiva, que convida ao trabalho de forma casual, quase informal. À semelhança do exterior, toda a linguagem original do edifício se mantém no seu interior. Observam-se paredes limites periféricas e estruturais de cor branca, funcionando como uma segunda camada, um casulo, que recebe a grande zona open-space e o amplo court central destinado a vinte uma salas de reuniões, distribuídas por dois pisos. Observa-se aqui a mesma lógica organizacional, zonas de trabalho e "break-out areas" numa pirâmide transparente que amplia, mas, porém, limita os horizontes visuais num intricado de espaços e paisagens desniveladas que conduzem a vários pontos do edifício. Assim, percorrer este caminho torna-se numa tarefa funcional, divertida e descontraída.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Entrando no edifício, percorre-se o espaço de recepção, que se caracteriza pela sua amplitude e funcionalidade, pois serve também de local/ área para a apresentação/ realização de eventos, internos ou externos dada a sua proximidade com o espaço de refeitório. Neste último espaço sobressai uma enorme parede com múltiplas aberturas, que revelam um pouco do resto do interior do edifício e das suas zonas de trabalho. Na parte posterior do edifício foram introduzidas mais zonas destinadas a áreas de reunião e à arte mural, fundindo-se no espaço uma antiga rampa de circulação automóvel de ligação entre pisos. Ao nível do piso térreo surgem ainda outras importantes valências: um auditório, que pode configurar-se plano ou inclinado; a "nap room", uma sala destinada momentos de pausa e descanso; uma enfermaria; e um ginásio com balneário, de utilização ideal para o fim do dia de trabalho. Este projeto apresenta uma coerência que procura o equilíbrio simbiótico entre o trabalho e a diversão e onde a idealização arquitetônica do mesmo apresenta um papel fundamental.

© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. de Camilo, 4300 Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Blip | Porto Nascente / Inception Architects Studio" [Blip | Porto Nascente / Inception Architects Studio] 18 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885555/blip-porto-nascente-inception-architects-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.