Casa Sitpach / Desnivel Arquitectos

Casa Sitpach / Desnivel Arquitectos - Mais Imagens+ 25

Sitpach, México
  • Arquitetos: Desnivel Arquitectos; Desnivel Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  566
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lorena Darquea
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Calle Veinte, Grado 6 Proyectos Metalicos, Modul Studio
© Lorena Darquea

Descrição enviada pela equipe de projeto. Há cerca de dois anos, a cidade de Mérida vem crescendo até o ponto em que, hoje em dia, é difícil encontrar um espaço de descanso dentro dela. Casa Sitpach surge dessa necessidade.

© Lorena Darquea

A tarefa mais difícil foi convencer o cliente a nos dar a liberdade de poder desenhar e reinterpretar sua ideia. Originalmente, ele tinha muito claro o que queria: uma casa de campo estilo fazenda. A ideia de arcos, corredores, balaustradas e ornamentos típicos predominava. É importante relembrar que Yucatán foi líder na indústria de matéria prima têxtil local e as fazendas passaram a ser um ícone por toda a história que carregam, por isso que as pessoas sentem um vínculo e admiração por elas.

Planta

Nós tínhamos certeza de que poderíamos expressar a ideia do cliente sem a necessidade de reproduzir uma fazenda como tal. O conceito da Casa Sitpach surge de uma mistura e integração de ideias.

© Lorena Darquea

Sitpach é uma delegação a poucos minutos da cidade. Segue tendo o estilo de vida de um povoado típico de Yucatán. Ruas estreitas, muros de alvenaria em cada delimitação de terra, e casas com o protótipo típico que uma criança da escola primária desenharia. Essas casas mudaram e evoluíram do adobe e palha para a viga com abóboda, mas o conceito sempre permaneceu.

Axonométrica

O que fizemos como ideia geradora foi tomar esse protótipo de residência, interpreta-lo a nossa maneira e integra-lo a um terreno onde as árvores endêmicas eram uma característica marcante. Com uma modulação baseada nisso, integramos também o conceito de fazenda, com os mesmos ritmos e espaços, mas adaptando-os à ideia que tínhamos de modernizar e tornar mais eficiente o projeto em sua totalidade.

© Lorena Darquea
Modulação

Passando o imponente muro de 3 metros de altura em alvenaria da fachada, se visualiza o terreno de 2.880 m2. O acesso é delimitado por um par de escadas que deslocam a casa do solo, o que remonta aos típicos acessos de fazenda.

Corte
© Lorena Darquea

Desenvolvemos um esquema em forma de "L", com uma orientação norte sul que permite à casa estar fresca na maior parte do tempo. Dividiu-se a casa em três áreas: social, uma área nobre da residência que pode ser acessada desde a entrada principal, contida por uma barreira natural de vegetação; a área comum, que abriga sala de jantar e cozinha, com banheiro de visitas, lavanderia e serviços; e, por fim, a área dos dormitórios, que foi sendo modulada de forma que as árvores existentes gerassem pátios entre eles e permitissem uma individualidade.

© Lorena Darquea

Seguindo o conceito de fazenda, substituímos os pilares de pedra por uma estrutura rígida de aço que tornou a construção mais eficiente em termos de tempo, custo e estética, e serviu como uma liga de integração para toda a casa.

© Lorena Darquea

Originalmente, no início do projeto, a intenção era que a casa fosse uma espécie de casa de capo, que fosse visitada um par de vezes por mês, mas depois do processo de construção, e detalhes onde o cliente se envolveu com o processo, a casa se tornou residência permanente do cliente depois dele perceber a tranquilidade que o espaço gera, a ausência de barulhos da cidade e as visuais que a casa permite em todas as partes. Apesar de ser um terreno consideravelmente grande, em nenhum momento a casa parece isolada ou perdida espacialmente pela magnitude do mesmo.

© Lorena Darquea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sitpach / Desnivel Arquitectos" [Casa Sitpach / Desnivel Arquitectos] 27 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885472/casa-sitpach-desnivel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.