O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. ARRILLAGA PAROLA Arquitectos
  6. 2016
  7. Casa Pátio / ARRILLAGA PAROLA Arquitectos

Casa Pátio / ARRILLAGA PAROLA Arquitectos

  • 21:00 - 14 Dezembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa Pátio / ARRILLAGA PAROLA Arquitectos
Casa Pátio / ARRILLAGA PAROLA Arquitectos, © Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

© Ramiro Sosa © Ramiro Sosa © Ramiro Sosa © Ramiro Sosa + 33

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é a resposta à uma encomenda para o desenho de uma moradia de uso permanente de uma família com 4 integrantes. Ele se desenvolve na periferia da cidade de Santa Fé, na área de atual crescimento dos bairros privados sobre a rodovia Santa Fé - Rosário. Como na maioria dessas urbanizações, os regulamentos fomentam a construção isenta com suas quatro fachadas à mercê dos afastamentos estipulados. Neste caso particular, o terreno se caracteriza por duas variáveis determinantes: a preponderância da profundidade do lote a respeito da sua largura sendo que as melhores vistas são para a parte posterior (praça pública) e na orientação da fachada sul, se configurando como um desafio  desde o ponto de vista climático. 

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Nesse sentido, a adoção tipológica prioriza que os ambientes sociais e dormitórios desfrutem da vista com maior valor paisagístico porém, tenta resolver a questão climática a partir da incorporação de um pátio central que incorpora a insolação direta e correntes de ar cruzadas para a maioria dos ambientes. Este pátio, por sua vez, é resolvido como um elemento de desenho paisagístico em torno do qual se desenvolvem as principais circulações e atua como filtro visual em relação à rua, outorgando privacidade, que foi a intenção particular dos donos da casa.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa
Corte A
Corte A
© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Desde o ponto de vista estético, o recurso adotado foi a manifestação honesta dos materiais empregados para sua construção: tijolos comuns nas vedações, concreto armado aparente para as peças estruturais, madeira nos forros e vidros para as aberturas, todos os elementos construtivos estão aparentes compondo a fisionomia geral de um projeto caracterizado pela simplicidade e austeridade. Em síntese, trata-se de uma residência que aposta em um desenho advindo da análise do destinatário, das características particulares da localização e da racionalidade no uso dos materiais como sua principal vocação projetual.

© Ramiro Sosa
© Ramiro Sosa

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / ARRILLAGA PAROLA Arquitectos" [House Patio / ARRILLAGA PAROLA Arquitectos] 14 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885267/casa-patio-arrillaga-parola-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.