Retiro em Sahyadris / Khosla Associates

Retiro em Sahyadris / Khosla Associates

© Shamanth Patil J           © Shamanth Patil J           © Shamanth Patil J           © Shamanth Patil J           + 20

Kannan Devan Hills, Índia
  • Arquitetos: Sandeep Khosla e Amaresh Anand
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Shamanth Patil J
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Canwill Constructions, Duravit, Grohe, Ritikaa Woods, Shree Sai Baba Marbles
  • Construtora :Canwill Constructions.
  • Cidade:Kannan Devan Hills
  • País:Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso pitoresco terreno encontra-se nas Ghats (cadeias montanhosas da Índia) ocidentais, pousando na mansidão de um lago e rodeado pelas serras de Sahyadri.

© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

Mesmo possuindo dois acres de terra, os requerimentos dos nossos clientes eram modestos. Nos requisitaram que construíssemos um pavilhão de somente um pavimento, com 195 metros quadrados, como um refúgio para escapar do ritmo frenético da vida em Mumbai e para revitalizar os sentidos. 

© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

Imaginamos um pavilhão térreo espacialmente subdivido em duas áreas primárias; uma para conectar-se com as vistas durante o dia e outra como um retiro tranquilo durante a noite. Os espaços de estar são extrovertidos e permeáveis, permitindo que a natureza penetre em sua envoltura enquanto os espaços privados são introvertidos e protegidos. 

© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

Um dos desafios do pavilhão era admitir a adequada qualidade de luz natural, não somente desde os limites externos, mas também nos seus volumes internos. Com esse fim, criamos uma série de claraboias para iluminar os espaços internos de maneira uniforme. As formas angulares das claraboias foram inspiradas nos perfis dos picos montanhosos ao leste e oeste da residência. Cada uma das claraboias permite a suave entrada da luz do norte na sala de estar, cozinha, hall e banheiros. 

© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

A arquitetura é construída a partir da pedra local de basalto negro facilmente disponível, que encontra-se no terreno a somente 1,5 - 1,8 metros abaixo da terra. A pedra é de origem vulcânica e está disponível em abundância na planalto de Deccan. Utilizamos essa pedra como o revestimento de um casual envoltório seco colocado ao longo de toda a extensão das paredes exteriores e em algumas acentuadas paredes internas.

Planta
Planta

O terreno irregular nos permitiu trabalhar com a topografia natural do lugar. Em vez de criar uma casa de dois níveis por causa da inclinação, criamos um muro de contenção e uma rampa ao seu lado para acessar a entrada a um metro abaixo. 

© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

Decidimos personalizar cada peça de mobiliário e acessório utilizada na residência para que esteja em harmonia com o propósito arquitetônico. Os acessórios eram originais de Maharashtra, os recipientes de cobre e aço de Nasik e o Bidriware de Aurangabad.

Diagrama
Diagrama

O objetivo principal da casa era absorver o entorno natural para abrir-se a vista. Porém, ao fazê-lo, tivemos que permanecer conscientes da presença física e do impacto ambiental da nossa arquitetura na montanha.

© Shamanth Patil J
© Shamanth Patil J

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Retiro em Sahyadris / Khosla Associates" [Retreat in the Sahyadris / Khosla Associates] 16 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885265/retiro-em-sahyadris-khosla-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.