Edifício Residencial Flor de Liz / Play Arquitetura

Edifício Residencial Flor de Liz / Play Arquitetura - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Play Arquitetura; Play Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1146
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Gail, Neorex, Parquet União, Tecnocril
  • Engenheiro: Luiz Cláudio Vieira Carvalho
  • Arquiteta Responsável: Juliana Figueiró
  • Autores: Marcelo Alvarenga, Juliana Figueiró
  • Equipe: Isabella Flach
  • Cidade: Nova Suíssa
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Gabriel Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Salvo raras exceções, onde questões programáticas inovadoras formam a base para um projeto de um edifício residencial, na maioria das vezes o trabalho dos arquitetos se comprimem entre a restritiva Legislação de Uso e Ocupação do Solo dos municípios e a ganância apressada do mercado imobiliário, fatores que contribuem para a baixa qualidade arquitetônica das nossas cidades. Muitos escritórios de arquitetura se moldam à esta dura realidade, enquanto outros acabam não participando do jogo. O contexto do edifício Flor de Liz não foi muito diferente disto e após algumas tentativas da Play Arquitetura de viabilizar estudos com tipologias variadas, em que as áreas externas fossem melhor exploradas em apartamentos com áreas privativas.

© Gabriel Castro

O programa solicitado pelo cliente se resumiu em 1 apartamento por andar, com 4 sendo 2 suítes, o máximo de número de vagas de garagem e outros padrões conhecidos do mercado. A diferença contudo nasceu do fato deste ser um empreendimento familiar, de pessoas não viciadas em fórmulas ditadas pelos corretores e outros agentes imobiliários. Foi aí que nós arquitetos conseguimos alguma brecha pra propor materiais diferentes, uma diversidade maior dos vãos de portas e janelas e outros detalhes menos padronizados.

© Gabriel Castro

A planta se organiza longitudinalmente, concentrando as circulações verticais (elevador e escada) e os ambientes com instalações hidrossanitárias (cozinha, banheiros e área de serviço) de um lado, noroeste, e a área social e quartos do outro, sudeste. A volumetria e uso dos materiais externos reforçam esta setorização. A fachada noroeste é marcada por uma composição irregular de janelas pré-moldadas quadradas, de tamanhos variados, da Neo Rex. A sudeste, por sua vez, se compõe de janelas maiores, regulares e o diferencial foi o revestimento criado com cerâmicas Gail de cores variadas, algumas delas já fora de linha e encontradas no depósito da marca em Belo Horizonte, o que contribuiu para uma significativa redução dos custos.

Planta
Planta
Perspectiva Croquis 1

Os 10% da área do pavimento não computáveis de acordo com a Legislação vigente na época foram utilizados com a criação de uma confortável varanda na parte frontal do edifício, com churrasqueira e bancada com pia. Nesta varanda, destaca-se o desenho do guarda-corpo, composto de barras de ferro verticais que parecem isoladas entre si, uma vez que o travamento horizontal foi transformado em uma grande bancada de madeira. Na fachada frontal ressaltou-se o volume que abriga a área social do apartamento de cobertura como elemento único na composição geral do prédio.

© Gabriel Castro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. das Flôres, 443 - Nova Suíssa, Belo Horizonte - MG, 30421-280, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial Flor de Liz / Play Arquitetura" [Residential Building 'Flor de Liz' / Play Arquitetura] 28 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885216/edificio-residencial-flor-de-liz-play-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.