Casa Cumaru / Raffo Arquitetura

Casa Cumaru / Raffo Arquitetura

© Marcos Fertonani© Marcos Fertonani© Marcos Fertonani© Marcos Fertonani+ 37

  • Arquitetos: Raffo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  372
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcos Fertonani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Portobello, Bravat Brasil, Cerâmica Atlas, Donelli Moveis, Elite Esquadrias de Alumínio, Ibi Mármore Marmoraria, Jaccuzi, La Fonte, Madeireira Madeireste, Metais, Santa Luzia, Tormena Movelaria Ltda
  • Equipe:Fernando Fayet, Isabella Porte, Heloisa Dias, Camila Nakamura, Jessica Barros, Bruno Beninelli, Nicoli Muller, Tamires Nogueira, Emily Tomine, Victor Mezuran, Paulo Vanzo, Isis Kono, Kelly Iglesias, Guilherme Caberlin, Orlando Fujarra, Bruna Caroline, Marcela Montans, Ana Flavia Naufal, Amanda Balestrini, Michel Totti Osti
  • Projeto Estrutural :Structure: Projeção - Helton, Hilton Genare - In arquitetura
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcos Fertonani
© Marcos Fertonani

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma composição de volumes e planos, a edificação se encaixa entre aberturas e fechamentos, respeitando os anseios funcionais apontados pela família e as características naturais do entorno. A edificação tem seu maior funcionamento concentrado e um nível apenas, dando ao projeto um caráter de casa térrea, compartilhando iluminação e ventilação abundantes integrados por uma piscina central. Os pavimentos superiores e inferiores abrigam atividades esporádicas e de uso privativo.

© Marcos Fertonani
© Marcos Fertonani

A configuração volumétrica e a forma que a edificação esta implantada traduz a intenção da família de receber amigos e manter a privacidade, aliada a técnica de melhor aproveitamento das energias naturais, captando sol da manhã e ventilação dominante.

Planta
Planta
Croqui Explicativo
Croqui Explicativo

A madeira que dá o nome à casa, foi pensada desde o início, e a natureza dela é ressaltada em detalhes da fachada, pisos, forros e revestimentos internos, equilibrando aspectos térmicos e estéticos.

© Marcos Fertonani
© Marcos Fertonani

Uma grande abertura horizontal superior na fachada funciona como uma grande luminária natural sobre a área social da casa, permite que a iluminação entre durante o dia e durante a noite ressalte as linhas da casa. Na circulação superior ainda é possível através desta abertura, contemplar a copa das arvores e o horizonte sul de Londrina.

© Marcos Fertonani
© Marcos Fertonani

Na vista frontal as linhas retas dos volumes equilibram-se em um diálogo com os ângulos presentes no acesso a garagem, no forro superior de cumaru e no coroamento metálico.

© Marcos Fertonani
© Marcos Fertonani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cumaru / Raffo Arquitetura" 29 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885212/casa-cumaru-raffo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.