Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Centro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra

Centro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra

Courtesy of Duccio Malagamba Courtesy of Duccio Malagamba © Jesús Granada Courtesy of Duccio Malagamba + 27

Sevilha, Espanha
  • Arquitetos: Vázquez Consuegra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Jesús Granada
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Schneider Electric, ABB, Acor, Andreu Barberá, Cymat Technologies Ltd., Duravit, Erco, GMetal, Grohe, Higaltor, Jofebar, MP Ascensores, Polidurit, Roca, Sika, Texsa, Trocellen, Uponor
  • Arquiteto Responsável: Guillermo Vázquez Consuegra
  • Arquiteto Técnico: Marcos Vázquez Consuegra, Ignacio Gonzalez
  • Colaboradores: Juan José Baena (coordenador), Eduardo Melero, Alberto Brunello, Martina Pozzi, Álvaro Luna, Patricia Fraile (mobiliário)
  • Estrutura: Edartec Consultores, S.L
  • Engenheiros: JG, S.L
  • Acústica: Higini Arau
  • Consultoria Cenário : GD Consulting
  • Assessora Metalurgia : Jorge Vázquez Consuegra
  • Diretor De Projeto: Carlos Coronado, Maria Dolores Casado e Idom
  • Sinalização: Estrada Design
  • Maquetes: G-Metal and Estudio Vázquez Consuegra
Mais informações Menos informações
© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o novo Centro Cultural CaixaForum - Sevilha procura resolver de forma coerente duas questões sempre importantes nas intervenções em edifícios existentes (neste caso, estruturas existentes), como a estratégia de ocupação e a necessidade de visibilidade dentro de uma organização prevista.

© Jesús Granada
© Jesús Granada
Croqui
Croqui
Courtesy of Duccio Malagamba
Courtesy of Duccio Malagamba

A estratégia de ocupação mencionada parte de uma análise dos espaços existentes e dos usos anteriormente previstos no denominado "Edifício Pódium" do complexo Torre Pelli. A estrutura já construída condicionou inevitavelmente tanto a distribuição do programa como a configuração espacial dos diferentes usos. Deste modo, a estratégia principal consiste em localizar uma série de volumes relativamente autônomos dentro da estrutura existente buscando a convivência entre cada uma das atuações. 

Diagrama
Diagrama

Deste modo, podemos destacar a disposição das salas de exposições e do auditório nos únicos espaços existentes que por altura e dimensões permitiriam sua acomodação, delimitando-os com vedações autoportantes que evitam conflitos com a estrutura de concreto executada. Esses espaços disponíveis estão nos níveis do subsolo abaixo da praça de acesso, feito que condicionou toda a sequência de acessos e movimentos ao longo do edifício. Do mesmo modo, os usos do café e administração deveriam localizar-se nos níveis superiores buscando as melhores condições de vistas e iluminação. 

Courtesy of Duccio Malagamba
Courtesy of Duccio Malagamba
Corte
Corte
© Jesús Granada
© Jesús Granada

Por outro lado, a importância e necessária visibilidade da CaixaForum- Sevilha dentro deste conjunto induziu a realizar operações de melhoria e clarificação do acesso. A entrada principal para as exposições se realizará sob uma nova marquise que cobrirá tanto o acesso previsto originalmente para os níveis do subsolo como a nova claraboia, fonte de luz natural, necessária para os níveis inferiores, criando uma praça coberta situada entre as fileiras de árvores projetadas e permeável aos fluxos de pessoas que atravessarão o conjunto de edificações.

Courtesy of Duccio Malagamba
Courtesy of Duccio Malagamba

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Sevilha, Espanha

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural CaixaForum - Sevilha / Vázquez Consuegra" [CaixaForum Sevilla / Vázquez Consuegra] 08 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885175/centro-cultural-caixaforum-sevilha-vazquez-consuegra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.