Residência CHING / MG design studio

Residência CHING / MG design studio - Mais Imagens+ 29

Tres Rios, Costa Rica
  • Arquitetos: MG design studio; MG design studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  143
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esteban, HERRERA, INNOVA

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área residencial, nos Três Rios, província de Cartago, Costa Rica. A residência é formada a partir de dois volumes básicos que separam o espaço privado do social, esses se dividem por meio do jardim e se conectam pelo acesso principal. 

© Andres Garcia Lachner
Plantas
© Andres Garcia Lachner

Desde a rua, observa-se parte do interior, isso permite gerar vários níveis de leitura, criando uma percepção de amplitude e permeabilidade. Ao acessar o hall, encontra-se uma dupla camada de vidro que dá uma visão transversal até o fundo do jardim, trabalhando com a profundidade. 

© Andres Garcia Lachner

O volume de concreto contem uma planta livre com variações de alturas, distribuindo em planta baixa a área comum (cozinha, sala de estar e jantar) e no mezanino o estúdio e um quarto escuro de fotografia. Para gerar privacidade entre as habitações, elas foram posicionadas nos extremos do volume de zinco, separadas por um bloco molhado (banheiros e lavanderia).

Isométrica

Aproveitou-se o percurso do sol para criar sombras e mudar os espaços conforme as horas do dia e o uso. A luz converte-se em um dos elementos principais, comportando-se como uma textura que cria atmosferas mutantes. 

© Andres Garcia Lachner

Escolheu-se uma gama de cores (branco, negro e cinza) para delimitar e emoldurar os espaços. As texturas do concreto e zinco reforçam as linhas puras da casa. Buscou-se materialidades básicas como concreto e zinco para acentuar a simplicidade do projeto. As pedras utilizadas no jardim são os únicos elementos minerais escolhidos também em um tom cinza para manter a sobriedade do conjunto. 

© Andres Garcia Lachner
Corte 01
© Andres Garcia Lachner

Os jardins funcionam como pátios, espaços contemplativos da casa, produzindo uma sensação de silêncio e tranquilidade que surge no seu interior. 

© Andres Garcia Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência CHING / MG design studio" [Casa CHING / MG design studio] 12 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885140/residencia-ching-mg-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.