Cut Triplex / SPACECUTTER

Cut Triplex / SPACECUTTER - Mais Imagens+ 36

© Michael Vahrenwald/Esto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no East Village de Chicago, em um lote estreito de orientação leste oeste com uma viela de acesso na lateral sul, a Cut Triplex equilibra privacidade e abertura, adaptando-se a proporção estreita e profunda do terreno, criando espaços bem iluminados em seus mais de 490 metros quadrados.

© Michael Vahrenwald/Esto
Planta - 1º pavimento
© Michael Vahrenwald/Esto

O projeto da casa foi concebido a partir de distintas estratégias que procuram favorecer a iluminação natural dos espaços interiores. Os clientes, uma família de quatro pessoas, desejavam aproveitar ao máximo o espaço aberto para a viela lateral, entretanto, sem abrir mão da privacidade no interior da casa. Atrás da fachada sólida de tijolos escuros encontra-se um interior convidativo e bem iluminado. Na fachada frontal da casa, que é acessada através de um platô construído em concreto aparente, uma faixa de vidro atravessa o volume até o segundo pavimento, se estendendo então pela fachada sul em toda sua extensão de mais de 18 metros de comprimento e finalmente, alcançando a fachada posterior onde flui para a varanda aberta para o jardim. Esta longa faixa de luz natural é enquadrada por uma lâmina de richlite, um material composto de fibra de papel ecológico, altamente durável, versátil e sustentável, que se estende ao exterior como um beiral e a sua vez emoldura as aberturas no interior da casa enfatizando a conexão entre interior e exterior além de sombrear a fachada.

© Michael Vahrenwald/Esto

Uma vez no interior, o pé-direito duplo permite a iluminação generosa dos espaços tanto na parte frontal quando posterior da residência. Estes grandes espaços vazios entre o primeiro e segundo pavimento permitem a iluminação natural de cada ambiente proporcionando uma sensação de leveza ao espaços interiores. No terceiro pavimento, que abriga os quatro quartos da casa, as dimensões das aberturas e o seu posicionamento variam de modo a proporcionar a cada quarto uma característica única de iluminação.

© Michael Vahrenwald/Esto

O primeiro pavimento abriga todas as áreas de convívio da casa - uma sala de piano na frente, passando por uma escada central e um escritório até a acolhedora sala de estar na parte posterior voltada para o jardim. Este espaço de uso comum possui uma estante de livros embutida na parede e uma lareira, e é amplamente iluminado por uma grande abertura e portas de vidro deslizantes que a conectam diretamente com o pátio.

© Michael Vahrenwald/Esto

A partir da sala de estar, uma escada posterior dá acesso a uma grande cozinha aberta no segundo pavimento. Transformando-se no coração da casa, a cozinha é espaçosa o suficiente para acolher a toda família, conectando-se com uma sala de jantar formal voltada para a fachada frontal e uma área menor para as refeições informais do dia-a-dia na parte posterior que se volta para o jardim. Com a iluminação natural fluindo através da longa abertura na fachada sul, a iluminação artificial raramente é necessária durante o dia.

Corte

A escada central, pintada de azul Yves Klein a pedido do cliente, funciona como uma espinha dorsal da casa, conectando todos os espaços desde o porão até a cobertura. Outra adição de cor na paleta sóbria de cores e materiais utilizadas na casa, encontra-se no banheiro das crianças, uma divertida parede de azulejos verdes.

© Michael Vahrenwald/Esto

Ao longo da viela lateral, a fachada sul é em sua maior parte sólida, atravessando todo o comprimento da casa como um muro de jardim que conecta-se com a garagem mais ao fundo. A severa aparência da fachada está de acordo com a estrutura da casa, que foi projetada e ancorada sobre uma plataforma de concreto devido as características pantanosas do solo de Chicago, além das paredes de 45 centímetros de espessura com múltiplas camadas de isolamento e impermeabilização.

© Michael Vahrenwald/Esto

Para os clientes, que procuram por anos pela casa perfeita em Chicago, a opção de projetar e construir a partir do zero ofereceu muitas oportunidades. Todos os detalhes personalizados da casa puderam ser elaborados com maior qualidade mas com um custo final menor do que qualquer casa pronta disponível no mercado. A cozinha possui balcão de granito preto com acabamento em couro, a ardósia negra de Montauk foi escolhida para os detalhes das áreas de acesso no primeiro pavimento e no acabamento da lareira na sala de estar. Todos os pisos estão acabados em carvalho vermelho, e o porão, bem como os terraços exteriores, possuem sistema de piso radiante para o aquecimento.

Planta - 2º pavimento
Planta - 3º pavimento
Planta - 4º pavimento

O projeto da Cut Triplex é uma continuação do conceito projetual explorado nos Carved Duplex desenvolvidos na cidade de Nova Iorque pela SPACECUTTER em 2011. A reforma e construção do prédio de mais de 100 anos foi esculpida no interior com as mais variadas formas. Um processo de subtração similar pode ser vista na ampla abertura que atravessa todas as fachadas da Cut Triplex.

© Michael Vahrenwald/Esto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cut Triplex / SPACECUTTER" [Cut Triplex Townhouse / SPACECUTTER] 11 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885107/cut-triplex-spacecutter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.