O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Di Frenna Arquitectos
  6. 2017
  7. Casa KALYVAS / Di Frenna Arquitectos

Casa KALYVAS / Di Frenna Arquitectos

Casa KALYVAS / Di Frenna Arquitectos
Casa KALYVAS / Di Frenna Arquitectos, © Oscar Hernández
© Oscar Hernández

© Oscar Hernández © Oscar Hernández © Oscar Hernández © Oscar Hernández + 33

  • Arquitetos

  • Localização

    Colima, México
  • Arquiteto Responsável

    Matia Di Frenna Muller
  • Engenheiros

    Oomark Virgen Ballesteros, Rodolfo Uribe Hernandez
  • Área

    480.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Descrição enviada pela equipe de projeto. A exploração de volumes cria a distribuição dos espaços e ambientes da Casa Kalyvas em um terreno de 900 m2. Esse manejo volumétrico produziu 5 fachadas compostas por elementos de concreto, pedras da região, madeira de Parota e anéis de vigas de aço que rodeiam a obra unindo os volumes arquitetônicos.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

A ideia principal foi de criar momentos mais íntimos que se encontram em equilíbrio com as grandes vistas do entorno.

Corte 01
Corte 01

Casa Kalyvas integra-se completamente em seu entorno, que se refere a um único condomínio que conta com mais de 200 árvores de Parota na cidade de Colima, o que produz um microclima e um riacho. Assim a obra está completamente envolta por essa vegetação, aproveitando-a em todos os sentidos.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Kalyvas não acaba com os limites físicos de sua propriedade, mas com os limites externos do entorno, a maioria das vezes verde, e em algumas temporadas do ano das imensas copas das Parotas que criam um jogo de luzes e sombras que mudam dentro de todos os espaços internos e externos, transformando-se em enormes coberturas que dão frescor à residência, além de serem árvores emblemáticas da cidade.

A geometria nos volumes de formas muito retas que se gera entre os elementos arquitetônicos permite dar diferentes vistas e gerando ambientes únicos com ajuda dos diversos jardins internos, deixando espaços abertos e iluminados, mas muito privados.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

A temperatura da madeira, da mesma árvore de Parota, tem como resultado uma enorme presença sobre os materiais mais sóbrios e frios como o concreto, o aço e a pedra.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

A complexidade do manejo correto do concreto, além da união das lajes com o anel de vigas de aço, demandaram a inigualável mão de obra artesanal mexicana para o detalhado trabalho com o concreto natural e o assentamento das pedras, elementos fundamentais para a Casa Kalyvas.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Uma obra complexa por seus acabamentos, desde as paredes moldadas com acabamento em concreto aparente (realizado de forma artesanal), como o uso da estrutura mista conectando anéis de aço aparentes em lajes e paredes, criando, assim, uma estrutura firme com lajes em balanço que dão grande interesse e questionamento construtivo à obra.

Corte 02
Corte 02

O pátio central foi destinado à piscina e à área de convivência, sendo este o coração da residência, criando uma varanda rodeada por vegetação e uma grande árvore ceiba que o atravessa. Nesse local da casa é possível escutar o relaxante som da fonte em conjunto a todo seu entorno.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Os jardins são parte fundamental do projeto, criando diversas atmosferas em cada um dos espaços, deixando uma sensação de frescor.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

O pavimento superior foi destinado aos dormitórios, deixando o quarto principal em uma situação bastante reservada ao vincula-lo com uma ponte de madeira que cruza sobre o pé direito duplo. Cada dormitório tem sua própria varanda, para que seja possível aproveitar o entorno do condomínio, seu micro-clima, ecossistema, amanheceres e entardeceres. Assim, conseguimos separar a área social que está localizada no térreo.

Planta - Cobertura
Planta - Cobertura

A varanda do dormitório principal conta com uma série de diversos tipos de cactos e suculentas, contrastando de maneira muito sóbria com os elementos de concreto, aço e pedra.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Os volumes que compõem a Casa Kalyvas criam canais de ventilação e frescor graças à orientação dada aos mesmos e a localização dos vãos que permitem a entrada de ar. O conceito principal é viver na parte externa, tendo um espaço único, sem a necessidade de divisões por paredes.

© Oscar Hernández
© Oscar Hernández

Ver a galeria completa

Cita: "Casa KALYVAS / Di Frenna Arquitectos" [Casa KALYVAS / Di Frenna Arquitectos] 21 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885076/casa-kalyvas-di-frenna-arquitectos> ISSN 0719-8906