O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Felipe Rodrigues
  6. 2017
  7. Casa da Moenda / Felipe Rodrigues

Casa da Moenda / Felipe Rodrigues

  • 05:00 - 8 Dezembro, 2017
Casa da Moenda / Felipe Rodrigues
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 25

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 20.000 m2 no interior de SP foi o primeiro a ser utilizado de uma fazenda recém-loteada. Com cerca de 70% ocupado por reserva de mata intocada, o lote fica no ponto mais alto entre os demais, com vista ampla para o horizonte à frente e protegido por parte da Serra da Mantiqueira na porção posterior. O programa apresentado pelo cliente sugeria uma construção com dois blocos independentes e interligados. O primeiro deles, de uso mais frequente, destina-se à organização da vida cotidiana dos proprietários e o segundo, aos hóspedes.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
Implantação
Implantação
Casa da Moenda / Felipe Rodrigues, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Ponto de partida, o bloco principal concentra as áreas mais utilizadas da casa. No nível inferior, entre duas lajes em concreto armado, estão a sala de estar, a sala de tv e a cozinha. Nele estão também os terraços cobertos por generosos balanços, separados da área interna por panos de vidro e portas de correr do piso ao teto. Esta opção permitiu grandes aberturas e ampla ventilação e, mais do que tudo, tornou possível uma das principais aspirações do projeto: trazer a paisagem para dentro. No mesmo bloco, em nível intermediário, estão duas suítes e, no pavimento superior, um pequeno estúdio com um terraço com deck de madeira. Ainda no pavimento superior, o abrigo de bombas e os reservatórios de água ficam separados por uma parede cega.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
Corte A
Corte A
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A piscina com borda infinita, voltada para a mata, complementa a área do volume principal. O bloco de hóspedes abriga duas suítes, um espaço para refeições e as áreas de serviço. Sob o prolongamento da laje de cobertura deste bloco está a garagem, que é o ponto de articulação e distribuição das circulações e acessos entre os dois volumes da casa. Neste ponto, importante destacar o uso de elementos vazados na circulação dos dormitórios, trazendo luz natural e ventilação permanentes e uniformizando a longilínea fachada, além de produzir um efeito visual de luz e sombras interessante de se ver.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Ver a galeria completa

Cita: "Casa da Moenda / Felipe Rodrigues" [Moenda’s House / Felipe Rodrigues] 08 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885062/casa-da-moenda-felipe-rodrigues> ISSN 0719-8906