O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Holanda
  5. Eek en Dekkers
  6. 2017
  7. Green House – Strijp R / Eek en Dekkers

Green House – Strijp R / Eek en Dekkers

  • 13:00 - 9 Dezembro, 2017
  • Traduzido por Giovana Martino
Green House – Strijp R / Eek en Dekkers
Green House – Strijp R  / Eek en Dekkers, © Thomas Mayer
© Thomas Mayer

© Thomas Mayer © Thomas Mayer © Thomas Mayer © Thomas Mayer + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Eindhoven, Holanda
  • Architects in Charge

    Piet Hein Eek, Iggie Dekkers
  • Área

    408.0 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Existe uma história por trás de todos os projetos que faço. Muitas vezes essas histórias são sobre coincidências ou até um erro que se transforma em sucesso. Geralmente, atribui-se os fracassos ao acaso, mas na prática, o sucesso também é uma consequência do destino, pelo menos os meus são. Este projeto é um exemplo disso. Para caber no orçamento, nós precisávamos construir novas casas no terreno do edifício RAG, preferencialmente casas com grande área térrea em lotes pequenos para aumentar o rendimento. 

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer
Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento
© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Porém, os primeiros proprietários do RAG se opuseram à ideia, argumentando que, apesar de boas, não queriam casas dispostas na sua vista. Nós, portanto, abandonamos a ideia e começamos a criar novos planos. Quem sabe nós conseguiríamos convencê-los futuramente. 

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Por sorte um projeto melhor surgiu a partir disso: duas casas inspiradas no edifício RAG. Isso significa viver em um pavimento elevado com um terraço na fachada sul, espaçosa, verde, bem iluminada, moderna, industrial, leve e aberta em todos os aspectos. Para preservar a vista do terraço do RAG, as novas casas devem ser enterradas no solo, e consequentemente, devem ser divididas em diferentes níveis. O nível com os dormitórios estaria um metro abaixo do nível térreo e a partir dessa distribuição de níveis, o terraço, que é a cobertura da garagem e depósito, será um metro mais alto que a sala de estar e a cozinha, no primeiro piso.  Os balcões da cozinha continuam visualmente até o terraço, dando a sensação de integração entre ambiente interno e externo. 

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Enquanto o edifício RAG têm espaço para dez casas sob uma cobertura, a Green House é uma casa unifamiliar.  As casas se tornaram verdes a partir do momento que escolhemos entre harmonizar ou contrastar com a pedra amarela do edifício RAG. Escolhemos o contraste: agora existirá dois edifícios menores verdes, ao lado de um grande edifício de tijolos amarelos. Apesar do contraste das cores, a linguagem do projeto será consistente com a do RAG, uma vez que também terão os mesmos terraços. Assim, a silhueta do edifício RAG vai ser refletiva na Green House

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer
Corte
Corte
© Thomas Mayer
© Thomas Mayer

Nós queríamos ter o edifício RAG não somente como uma inspiração de projeto e de estilo de vida, mas também como uma referência de sistema construtivo. Como seria possível nos dias de hoje, de forma eficiente e de baixo custo, construir uma casa com as mesmas características industriais que as feitas pelos engenheiros da Philips quando construíram os edifícios em Strijp R nos anos 1950?  Nossa solução foi utilizar concreto como sistema construtivo, com regularidade nas medidas, peças pré-fabricadas e uma planta flexível. As janelas encaixam exatamente na fachada, em um caixilho fixo e serão dispostas de forma a garantir maior iluminação e vistas, ao mesmo tempo que assegura privacidade. A quantidade de vidro em cada casa será aproximadamente três vezes o necessário apontado pela legislação local. Além das áreas de estar do primeiro piso, do terraço e do exterior verde, o edifício também irá ser caracterizado pela naturalidade de alguns materiais como cimento, madeira e vidro. A escada é o centro da casa, de forma que o layout é funcional e pode ser modificado de acordo com a necessidade de cada usuário. 

© Thomas Mayer
© Thomas Mayer
Cita: "Green House – Strijp R / Eek en Dekkers" [Green Houses – Strijp R / Eek en Dekkers] 09 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884984/green-house-nil-strijp-r-eek-en-dekkers> ISSN 0719-8906