Mercado Estação Báltica / KOKO architects

Mercado Estação Báltica / KOKO architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: KOKO architects; KOKO architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  25
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tõnu Tunnel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AS Weckman, Ruukki, Sapa Building System International NV, Steel Constructor MM SIA, Tahel Metall OÜ, Wienerberger
© Tõnu Tunnel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Mercado Estação Báltica está localizado no norte de Tallinn, entre a principal estação ferroviária da cidade e o popular bairro residencial de Kalamaja.

© Tõnu Tunnel
Implantação
© Tõnu Tunnel

O objetivo do projeto de reconstrução era criar um mercado contemporâneo e diversificado, ao mesmo tempo que preservava o caráter histórico do mercado com toda a sua natureza agitada e caótica. Adicionamos valor ao contexto pré-existente para atrair o público-alvo mais amplo possível - de passageiros que viajam de trem a residentes locais, jovens a turistas e todos os que passam pela área.

© Tõnu Tunnel

A principal fachada do mercado é constituída por três armazéns de pedra de dois andaresda década de 1870. A nova adição inclui essencialmente um único telhado inclinado que segue a forma e o tamanho dos prédios originais e um subsolo para abrigar as novas funções.

© Tõnu Tunnel

O interior do mercado é distribuído em três pavimentos dentro dos edifícios reconstruídos e entre eles. A parte frontal do telhado foi deixada aberta para abrigar um mercado ao ar livre, que também havia no mercado original (1993-2016) e onde esperaria-se isso. Depois do mercado ao ar livre, há quiosques de madeira, designados para pequenas empresas, como padarias, lojas de doces, lojas de especiarias etc.

© Tõnu Tunnel

Ao lado do mercado ao ar livre na frente está a Hommikuväljak (Praça da Manhã) com a Õhtuväljak (Praça da Noite) do outro lado do edifício - seus nomes referindo-se ao melhor momento do dia para passar o tempo nelas. Os praças são conectadas por rampas e terraços, alinhadas com áreas acolhedoras para comer e sentar, um parque infantil e terraços para cafés e restaurantes.

© Tõnu Tunnel
Planta - Térreo
© Tõnu Tunnel

O objetivo principal do piso térreo do mercado é transmitir agitação. O ambiente desejado é criado através da multiplicação de várias formas de mercado, reunidas no piso térreo. Funções típicas, como as seções de carne, peixe e produtos lácteos, estão lado a lado com o mercado de orgânicos, as seções de vegetais e um corredor de comida de rua no prédio central. A combinação dessas funções cria uma maneira totalmente nova de experimentar o Mercado.

© Tõnu Tunnel

O primeiro andar é dedicado principalmente às atividades essenciais do antigo mercado - antiguidades, objetos e roupas usadas - mas, na nova adição também há design estoniano, artesanato e itens domésticos. Forros altos em madeira e a abundância de luz natural criam um ambiente aberto ao longo de todo o primeiro andar. Para fazer uso das maravilhosas vistas do primeiro andar, um restaurante e uma cervejaria foram instalados lá, ambos com um terraço exterior aberto ao sol.

© Tõnu Tunnel

No que diz respeito à arquitetura de interiores, a ênfase é colocada na exibição da história dos antigos armazéns e a criação de novos detalhes com aparência histórica foi conscientemente evitada. Na paleta de materiais há tijolos de várias cores e telhas cerâmicas com o tamanho de tijolos. Madeira e metal preto foram usados nas fachadas e nos corrimãos. A iluminação geral é aconchegante e discreta, o que possibilita a criação de iluminação especial para produtos e empresas específicos, se necessário.

© Tõnu Tunnel

O mercado reconstruído foi aberto aos visitantes em maio de 2017 e recebeu cerca de 230 mil visitantes durante a semana de inauguração.

© Tõnu Tunnel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kopli 1, 10149 Tallinn, Estônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado Estação Báltica / KOKO architects" [Baltic Station Market / KOKO architects] 13 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884786/mercado-estacao-baltica-koko-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.