Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casas Chiviquí / Bernardo Bustamante

Casas Chiviquí / Bernardo Bustamante

© Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo + 23

Casas  · 
Tumbaco, Equador
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Bernardo Bustamante
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Artepiso, Bath&Home Center, Gastón Caro
© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Chiviquí é um bairro de Tumbaco localizado nas bordas do vulcão Ilaló. Tradicionalmente agrícola, foi colonizado por novas populações provenientes do êxodo da população de Quito para os vales, onde se instalaram inúmeras novas construções de residências unifamiliar e multifamiliar.

Implantação
Implantação
Fachada Sul
Fachada Sul

O projeto se implanta em um terreno de esquina, dentro de um pequeno loteamento de seis terrenos rodeados por uma passagem e a via principal do conjunto, o que permitiu colocar as casas no perímetro, cada uma em uma das ruas, fechado a esquina com as edificações e permitindo, assim, um acesso independente para cada uma delas pelas respectivas vias.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

A proposta parte da necessidade de fazer duas casas geminadas para dois irmãos. O programa era amplo e o lote reduzido, motivo pelo qual propôs-se gerar grandes áreas comuns que poderiam ser compartilhadas entre os usuários, otimizando a utilização do solo.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Os estacionamentos e espaços de serviço foram implantados na parte subterrânea do projeto, aproveitando a inclinação natural para facilitar o acesso. A partir do subsolo é possível acessar as casas diretamente por dois núcleos de circulação independentes, que logo se transformam nas circulações verticais de cada uma das residências. Também dividem jardins e áreas de lazer como piscina e hidromassagem, que estão no pátio que envolve as edificações.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

As duas casas têm áreas similares, mas não são iguais: três dormitórios, cada um com seu banheiro e closet, sala de televisão, um escritório que da para uma área de pé direito duplo e uma ampla área social que contém em um único espaço sala de estar, sala de jantar e cozinha aberta, todas essas áreas dão para uma grande varanda externa coberta pelos próprios volumes do pavimento superior.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

O sistema construtivo tem fundações e paredes de contenção em concreto armado com pilares e vigas de aço, lajes em placa de colaboração. 

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

A resposta arquitetônica pretende ser coerente com o local. A escala do edifício é respeitosa com os vizinhos e a esquina é demarcada com um balanço de três metros. A implantação dos volumes é paralela à malha urbana, o que permite jardins frontais amplos para a rua, mantendo a vegetação como protagonista e ficando, assim, de acordo com a paisagem dos vales de Quito.

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casas Chiviquí / Bernardo Bustamante" [Chiviquí Houses / Bernardo Bustamante] 20 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884766/casas-chiviqui-bernardo-bustamante> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.