Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 2 de 29Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 3 de 29Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 4 de 29Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 5 de 29Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  O/M Light - Osvaldo Matos, Onduline, Weber
Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 9 de 29
© Luís Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Através de uma investigação do contexto histórico dos edifícios industriais da Real Vinícola, construídos entre 1897 e 1901, o projeto de arquitetura - 100 anos depois - tem como suporte as ruínas existentes no local e a sua reabilitação.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 4 de 29
© Luís Ferreira Alves

“No momento em que o edifício rui” segundo Simmel, “isso não significa outra coisa senão que as meras forças da natureza começam a predominar sobre a obra humana: a equação entre natureza e espírito humano desloca-se em favor da natureza”.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 10 de 29
© Luís Ferreira Alves

O objetivo principal deste projeto foi restabelecer o equilíbrio das forças entre a natureza e o espírito humano. Um equilíbrio que passou por uma negociação com ambos. Com a natureza, que reivindica, numa luta infindável, um espaço que outrora foi seu; o espírito humano manifestado há cem anos atrás e que construiu esse espaço; e aquele que obrigatoriamente terá de se manifestar hoje e dialogar com os anteriormente referidos.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 11 de 29
© Luís Ferreira Alves

Exemplo desse diálogo, são as árvores que se mantêm no interior de um dos edifícios e que foram mantidas, criando-se - para que tal fosse viável - pátios exteriores. O edifício voltou a ser ocupado, mas respeitou-se o direito adquirido pela natureza ao longo dos anos em que o local esteve ao abandono.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 29 de 29
Cortes

Procurou-se desenhar – sempre que possível - de acordo com o projeto original. Toda a volumetria exterior foi recuperada, o desenho das asnas de madeira manteve-se, reconstruíram-se carpintarias. Tentamos manter o espírito industrial do lugar.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 21 de 29
© Luís Ferreira Alves

Houve alteração de funções o que implicou novos espaços, infraestruturas e legislação a ser cumprida. As caixas de escadas em betão (concreto) colocadas no exterior do edifício foram necessárias por razões de segurança contra incêndio. Optou-se por não as introduzir no interior devido ao impacto negativo que as mesmas teriam na estrutura de aço da laje que exprime toda a sua beleza na repetição quase infinita do módulo estrutural criado pelos pilares e as vigas. Foi necessário abrir-se janelas no alçado nascente do quarteirão. Uma vez que estávamos a introduzir um novo elemento no projeto, optamos por assumir o carácter contemporâneo da intervenção em vez de a dissimular, funcionando a janela como uma moldura que é encostada à parede, contrariamente às janelas existentes que são massa retirada à mesma.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 13 de 29
© Luís Ferreira Alves

Para além de procurar este equilíbrio entre as diferentes forças intervenientes, quisemos que o mesmo fosse visível e se manifestasse em toda a sua verdade porque acreditamos que a matéria deveria, neste caso particular, ser lida no espaço e no tempo.

Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz - Imagem 20 de 29
© Luís Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Matosinhos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz" [Real Vinícola – Casa da Arquitectura / Guilherme Machado Vaz] 01 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884700/real-vinicola-nil-casa-da-arquitectura-guilherme-machado-vaz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.