RF.C9 - Refúgio para um montanhista / Gonzalo Iturriaga Atala

© Federico Cairoli

RF.C9 - Refúgio para um montanhista / Gonzalo Iturriaga Atala - Mais Imagens+ 16

San Esteban, Chile
  • Arquitetos: Gonzalo Iturriaga Atala; Gonzalo Iturriaga Atala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, CHC, GLASSTECH
  • Cidade: San Esteban
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Refúgio para um montanhista. A encomenda consistia em um teto, uma cozinha, um banheiro e um dormitório. O necessário para iniciar ao amanhecer a rota traçada no dia anterior.

Isométrica

A proposta consiste em construir, através de planos e ângulos, uma cobertura que, com seus vincos, permita a entrada e em seus cortes, as vistas ao exterior. Composto por um núcleo central de serviços, se estabelece a forma a partir de dobras que determinam de forma correlativa seu interior e exterior.

© Federico Cairoli

Em um extremo, o dormitório principal e um secundário para os equipamentos de montanha. No outro extremo, um cômodo comum, onde a montanha protagoniza a vista para o exterior.

Corte A
Planta
Corte C

Os revestimentos que conformam o volume são compostos por madeira de pinheiro, elementos metálicos e vidros que se transformam para cumprir duas funções, tanto estrutural quanto volumétrica.

© Federico Cairoli

Utilizando uma fachada ventilada em todas as faces e um sistema de pilotis, o refúgio funciona como um elemento hermético suspenso sobre o terreno que, a partir de aberturas específicas, utiliza a corrente ascendente da montanha para ventilar seu interior.

Fachada Norte
Fachada Oeste
Fachada Sul

Trata-se do ponto de chegada e partida para cada percurso definido pelo montanhista, um posto de vigilância e de descanso que fornece, em um lugar privilegiado, a oportunidade de contemplar e visitar. Aqui está o refúgio.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "RF.C9 - Refúgio para um montanhista / Gonzalo Iturriaga Atala" [RF.C9 - Refugio para un montañista / Gonzalo Iturriaga Atala] 04 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884604/r9-refugio-para-um-montanhista-gonzalo-iturriaga-atala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.