Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 6 de 28
© Sergio Grazia

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 2 de 28Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 3 de 28Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 4 de 28Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 5 de 28Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  62000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Grazia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alucoil, Alumet, MOSO
  • Equipe De Projeto: B.Plattner (sócio responsável), J.B.Mothes, D.Rat with B.Akkerhuis, M.Angelozzi, L.Bot, N.Byrelid, S.Cloarec, S.Crabot, J.Franco, F.Garrigues-Cortina, S.Giorgio-Marrano, L.Le Roy, J.Moolhuijzen (sócios), P.Pires da Fonte, B.Schelstraete; O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos, Y.Chaplain (modelos)
  • Consultores De Projeto: SETEC Bâtiment, Berim (MEP); SETEC TPI (estrutura); ELAN (sustentabilidade); RFR (fachadas); Movveo (elevadores); Lamoureux (acústica); M.Harlé/J.Cottencin (sinalização); Cosil Peutz (iluminação); C.Guinaudeau, AIA Ingénierie (planting); Majorelle (design de interiores, planejamento espacial); Ecotec (consultor de especificação); Studio Akkerhuis (arquiteto consultor)
  • Equipe De Desenvolvimento: B.Plattner (sócio responsável), S.Giorgio-Marrano, J.B.Mothes, D.Rat (sócios responsáveis), G.Chung, S.Cloarec, B.Granet, A.Greig, C.Guézet, A.Karcher, M.Sismondini with N.Aureau, G.Avventi, A.Belvedere (sócios), A.Bercier, F.Bolle, L.Bot, A.Boucsein, N.Byrelid, J.Chevreux, S.Crabot, J.Franco, N.Grawitz, B.Guimaraes, V.Houeiss, N.Maes, J.Sobreiro, S.Stevens, M.van der Staay and T.Heltzel, M.Matthews ; O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos, Y.Chaplain (modelos)
  • Consultores De Desenvolvimento: SETEC Bâtiment, Berim (MEP); SETEC TPI (estrutura); ELAN (sustentabilidade); RFR (fachadas); Movveo (elevadores); Lamoureux (acústica); M.Harlé/J.Cottencin (sinalização); Cosil Peutz (iluminação); C.Guinaudeau, AIA Ingénierie (planting); Majorelle (design de interiores, planejamento espacial); Ecotec (consultor de especificação); Studio Akkerhuis (arquiteto consultor)
  • Cidade: Paris
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 14 de 28
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no limite norte do centro de Paris, o novo Tribunal Municipal será responsável por centralizar, em um único edifício, instalações atualmente dispersas ao redor da capital, tornando-se o maior conjunto de tribunais da Europa. A torre esbelta e transparente com 160 metros de altura é composta de volumes empilhados de tamanhos decrescentes, cuidadosamente projetada levando em conta a sua eficiência e funcionalidade.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 4 de 28
© Sergio Grazia

A concepção de um projeto único para todos os tribunais, em parceria público-privada, surgiu da crescente demanda por espaços entre as várias instituições ao redor do centro de Paris, incluindo o tribunal regional, o tribunal policial, os tribunais do Ministério Público e os tribunais distritais de cada um dos setores da cidade (arrondissements). Situado na zona de desenvolvimento urbano de Clichy-Batignolles, no extremo norte de Paris, o terreno está situado em uma importante intersecção entre as diferentes áreas administrativas de Paris e seus subúrbios. Também está amplamente conectado aos serviços de transporte público, incluindo a bem sucedida nova linha norte de trem.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 2 de 28
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

A escala do edifício é minimizada a partir de sua segmentação em quatro volumes sobrepostos de tamanhos decrescentes, o primeiro dos quais, longo e baixo, se encaixa perfeitamente nas proporções da Paris de Haussmann. Cada um dos três volumes subsequentes possuem cerca de dez pavimentos. Este sistema de sobreposição proporciona a criação de grandes terraços - cerca de um hectare no total - que configuram amplos jardins onde serão plantadas mais de 500 árvores, suavizando a escala do edifício e gerando espaços confortáveis de convívio e encontro para seus funcionários.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 23 de 28
Corte

A torre é estreita - apenas 35 metros de largura por 160 metros de altura, permitindo ampla iluminação natural e contato direto com o exterior em quase todos seus ambientes internos. Em ambas laterais do edifício, a fachada dupla de vidro é interrompida por uma linha vertical - a estrutura que abriga os elevadores panorâmicos, voltados para a paisagem urbana de Paris.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 8 de 28
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

O acesso do edifício se dá através de uma praça de 6.000 m² na Avenue de la Porte-de-Clichy. No interior do primeiro volume, este "pódio" de 27 m de altura, a ampla recepção é completamente visível a partir do exterior devido a sua fachada de vidro, reforçando o conceito de um edifício transparente e de fácil orientação. No térreo, cerca de 50 postos de trabalho garantem um atendimento rápido e eficaz dos visitantes.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 26 de 28
Planta - Térreo

Este espaço de 5.500 metros quadrados acolhe três átrios principais - um grande átrio central (64 m x 16 m ) de quatro pavimentos e outros dois menores, norte e sul com 16m x 16m cada, que permeiam todo este primeiro volume do edifício e proporcionam a iluminação natural a partir das clarabóias do primeiro terraço. As áreas de circulação dos pisos subsequentes estão conectadas diretamente com os átrios. Eles são responsáveis por organizar a estrutura e a circulação do edifício, além de permitir a iluminação natural da maioria dos espaços de trabalho.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 9 de 28
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

Nos demais pavimentos deste primeiro volume estão localizados as 90 salas dos tribunais, sendo que quase a maioria delas recebe iluminação natural indireta. Através de um sistema composto de circulação vertical e horizontal, cada sala é acessível em poucos minutos a partir de qualquer um dos escritórios localizados na torre acima.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 22 de 28
Plantas

Os volumes subsequentes abrigam os escritórios e salas de reuniões: o segundo é de domínio dos magistrados, o terceiro do Ministério Público enquanto que o quarto e último, é a casa dos juízes.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 11 de 28
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

A inércia térmica do edifício, ventilação natural, painéis fotovoltaicos incorporados nas fachadas e a coleta de águas pluviais são algumas das estratégias sustentáveis  empregadas neste projeto, estabelecendo uma nova referência de eficiência energética e custos de manutenção para edifícios em altura.

Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop  - Imagem 17 de 28
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:75017 Paris, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Palácio de Justiça de Paris / Renzo Piano Building Workshop " [Paris Courthouse / Renzo Piano Building Workshop ] 03 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884421/palacio-de-justica-de-paris-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.