Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo

O Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo, promovido pelo Canteiro Experimental da FAU/UFRJ e pelo Grupo PET Interdisciplinar Canteiro Experimental e Comunidades, visa debater a experimentação construtiva como uma ação de convergência entre ensino, pesquisa e extensão, na formação do arquiteto e urbanista e no seu diálogo com outros campos de saber. O intuito do Seminário é apresentar práticas pedagógicas em canteiro experimental e projetos de extensão desenvolvidas pelas universidades que se identifiquem com a temática, além das vivências de profissionais arquitetos e urbanistas, egressos da FAU UFRJ que hoje trabalham com experiências construtivas no seu exercício profissional. O Seminário contará com a participação de professores e profissionais que apresentarão suas contribuições neste campo, seja no âmbito da academia quanto do mercado de trabalho.

O ensino nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo ao longo das últimas décadas tem se distanciado de uma reflexão teórica que aborde os materiais, métodos construtivos e sistemas estruturais. Tal fato se reflete na observação de que disciplinas ligadas ao eixo da construção vêm perdendo espaço nas matrizes curriculares dos cursos e sendo colocadas em um papel secundário no aprendizado. O processo de ensino e aprendizado nas faculdades de arquitetura e urbanismo tem se concentrado no projeto e deixado de lado a prática construtiva. Esse distanciamento restringe o pensamento total do projeto e prejudica a compreensão de sua materialidade.

Nesse cenário, buscando uma reaproximação entre Projeto e Construção, o Canteiro Experimental como prática pedagógica tem sido utilizado em diferentes instituições de ensino de Arquitetura e Urbanismo. O Canteiro Experimental dentro de uma Instituição de Ensino Superior assume diferentes significados, podendo representar um vínculo entre a academia e a sociedade, uma aproximação entre a arquitetura e sua dimensão social e econômica, a oportunidade de sentir estímulos sensoriais físicos no ato de construir e conceber, a reaproximação entre o trabalho manual e intelectual, uma vivência em processos de trabalho de ajuda mútua, um local de experimentação de técnicas construtivas e materiais de construção, ou ainda, um espaço que permite o diálogo necessário entre o desenho e o canteiro visando a construção da arquitetura de fato.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Canteiro Experimental em Arquitetura e Urbanismo" 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884397/seminario-canteiro-experimental-em-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.