Residência Stazzo d’Aldia / Altromodoarchitetcts

Residência Stazzo d’Aldia / Altromodoarchitetcts

© Simone Florena© Simone Florena© Simone Florena© Simone Florena+ 57

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Simone Florena
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Saint-Gobain, Gessi, Platek, Santafiora, Schüco
  • Projeto Luminotécnico:Altromodoarchitetcts + Paolo Caddeo
  • Estrutura:Essei Servizi
  • Elétrica:Essei Servizi
  • Termo Mecânica :CDS - Stefano Dori
  • Estimativa De Custos:Angelo Catani, C3 project
  • Paisagismo:Ivan Gallo
  • País:Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Simone Florena
© Simone Florena

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenhar na Sardenha significa ocupar uma paisagem caracterizada pela vegetação mediterrânea, lagoas e costas íngremes, mas também como uma antiga tradição de edificações rurais elementais: "lo stazzo", casa de pedra feita com uma sequencia linear de habitações individuais, cada uma aberta para fora, separadas por paredes fechadas e com cobertura inclinada. 

© Simone Florena
© Simone Florena
Cortes
Cortes
© Simone Florena
© Simone Florena

Essa pequena edificação, a 200 metros do mar, é uma reinterpretação contemporânea da típica construção rural de Gallura. Como os antigos "stazzo" costeiros, em uma posição dominante na colina, próximo da lagoa e da praia, o projeto proporciona um desenvolvimento de unidades retangulares cobertas por telhados inclinados, posicionadas ao longo do eixo norte-sul, com poucas e pequenas brechas nos lados leste e oeste.

© Simone Florena
© Simone Florena

A divisão da residência em várias unidades e o desprendimento das mesmas permite "capturar" a paisagem, criando espaços intermediários: um pátio fechado nos dois lados, centrado entre as áreas de estar e de dormir, proporciona sua parte da natureza e representa o coração da vida exterior da residência. 

As fachadas simples e lineares, feitas de granito em várias cores, tem nas duas empenas da sala, grandes paredes de vidro abertas sobre a paisagem. Comparada com o tipo "stazzo", que veda estritamente as perspectivas norte e sul, essa é a solução mais evidente.

© Simone Florena
© Simone Florena

A vista pura e elemental da edificação se vê reforçada pelos poucos materiais: aço corten, pedra, gesso e telha na cobertura, e por elementos únicos recorrentes como os canais de água.

© Simone Florena
© Simone Florena

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Stazzo d’Aldia / Altromodoarchitetcts" [Stazzo d’Aldia House / Altromodoarchitetcts] 01 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884239/residencia-stazzo-daldia-altromodoarchitetcts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.