Finalistas do concurso #23 Projetar.org - Museu da Criatividade

O Concurso 023 do Portal Projetar.org, realizado em parceria com a Zupi, propôs aos acadêmicos o desafio de projetar um Museu da Criatividade: um espaço social e cultural multidisciplinar voltado às artes visuais, design, fotografia, grafite, arquitetura, publicidade, etc., localizado no terreno onde se instalou a primeira gráfica do país, na Barra Funda, São Paulo. As equipes inscritas entregaram suas propostas no dia 30 de outubro.

O júri indicou 6 propostas finalistas, que serão expostas no lounge Projetar.org no Pixel Show 2017, o maior festival de arte e criatividade da América Latina, durante a manhã do dia 02 de dezembro. Neste mesmo dia, das 10h às 12h, acontecerá uma sessão especial de pequenas palestras - denominadas Sharp Talks, com os jurados do Concurso 023 e equipe Projetar.org. A divulgação dos resultados e premiação do Concurso 023 acontece logo em seguida, às 12h.

O encerramento do Concurso de Arquitetura 023 será marcado pelo lançamento do Concurso de Design 003, que desafia estudantes de design e áreas afins a criar a identidade visual para o Museu da Criatividade, idealizado pelos estudantes de arquitetura.

Para promover a ambientação dos acadêmicos com a propostas e estimular a participação, o lounge da Projetar.org apresentará a Galeria MUC - Museu da Criatividade: uma galeria digital e interativa onde os projetos criados durante o pixel show poderão ser exibidos, mediante a publicação de imagens no Instagram com a #galeriamuc.

O acesso ao lounge Projetar.org e às Sharp Talks, assim como à toda feira de criatividade do Pixel Show, é gratuita. Mais informações disponíveis no link http://pixelshow.com.br/feira-de-criatividade

Os finalistas do Concurso 023 (em ordem numérica de inscrição) são:

Equipe 023030 formada por Henrique Lemes Lobo e Elora Abritta Moro da Universidade de Brasília - UNB, Brasília/DF. Em relação a esta proposta, o jurado Caio Dias destacou que a equipe utilizou elementos extremamente originais para cumprir o programa de necessidades.

Cortesia de Projetar.org

Equipe 023068 formada por Filipe Gonzales Nobre Mangueira, Manoel Belisario Bezerra Viana e Caroline Gonçalves Elias da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB. "É uma instigante interpretação do tema do Museu, provocando muitos fluxos e encontros", afirmou o jurado Thorsten Nolte. Caio Dias acrescentou que o projeto propõe excelente reação ao entorno, bem como um volume simples e conciso com espaços complexos, internos e semi-internos. 

Cortesia de Projetar.org

Equipe 023075 formada por Nicolas Henrique de Oliveira Meireles, Efrain Mateus da Costa Gadelha e Victor Hugo Buzim Fantini da Universidade Paulista - UNIP, e Aline Espindola Borba e Juliana Leanza da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, de Campinas/SP. Para Caio, a proposta atende a todos os requisitos do edital e do programa, e destaca-se por localizar todo o programa social no pavimento térreo.

Cortesia de Projetar.org

Equipe 023104 formada por Jessica Mitamura Sumita e Renan Roque dos Santos Araújo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ. De acordo com Caio, a geometria da proposta é dinâmica e permite intenso diálogo com o entorno. 

Cortesia de Projetar.org

Equipe 023264 formada por Débora Caroline Boniatti Silva, Monique Rodrigues Carrazzoni, Mariana Froner Branco e Camila de Oliveira Porto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS. Em relação a esta proposta, Caio aprecia a forma como o conceito se transformou em arquitetura, fazendo com que a memória fosse mantida mas entendendo o papel do futuro na cidade. 

Cortesia de Projetar.org

Equipe 023308 formada por Vinicius Fahrion Martini do Centro Universitário Ritter dos Reis - UNIRITTER, e Caio Diniz de Farias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS. Para Thorten Nolte, o projeto é muito conceitual e, assim, surpreendente, com conceito forte e bem resolvido. Caio Dias elogiou a relação estabelecida com o passado do terreno, além de fluxos foram bem elaborados. Ressaltou, ainda, que e a forma como a arquitetura se mostra para o entorno é alegre e dinâmica.

Cortesia de Projetar.org

As pranchas completas dos projetos inscritos e finalistas estão disponíveis na página do Projetar.org

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Romullo Baratto. "Finalistas do concurso #23 Projetar.org - Museu da Criatividade" 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884203/finalistas-do-concurso-number-23-projetarg-museu-da-criatividade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.