Casa DBP / Vertentes Arquitetura

Casa DBP / Vertentes Arquitetura
© Leo Giantomasi

Casa DBP / Vertentes Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Piracicaba, Brasil
  • Arquitetos: Vertentes Arquitetura; Vertentes Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  283
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leo Giantomasi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arte Luz Iluminação, Ecocasa Tecnologias Ambientais, Graniart Mármores e Granitos, Nova Casa Porcelanatos e Revestimentos, Personalizza Esquadrias de Alumínio e PVC, Vidromix Vidros
  • Construção: Fernando Nishida engenharia
  • Escritório De Cálculo Estrutural: GEPEC engenharia
  • Consultoria Em Sustentabilidade: Ecocasa Tecnologias Ambientais
  • Tradução De Texto: Gabriel Kuajara
  • Arquiteto Responsável: Adriano Couto
  • Equipe: Rafael Misato, Denis Comandule
  • Cidade: Piracicaba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos últimos anos, vem se tornando comum em cidades do interior de São Paulo uma tipologia residencial conhecida como "padrão condomínio". Códigos de obras internos bastante restritivos quanto a recuos, números de pavimentos e técnicas construtivas forçam a adoção de recursos projetuais cada vez mais similares, o que se reflete em uma homogeneidade certas vezes empobrecedora de linhas e estilos. Nessa residência, localizada em Piracicaba (160 km de São Paulo), o cenário inicial era semelhante: terreno estreito, necessidade de largos recuos, impossibilidade de aproveitar a cobertura como terraço visitável, obrigatoriedade de muros laterais, entre outras regras. Somando-se a isso, os diálogos iniciais com os clientes (um casal recém-casado) apontaram para uma casa com características pouco autorais, seguindo uma arquitetura mais prática do que extravagante. Idealizavam, acima de tudo, uma construção confortável, bem ventilada e iluminada, com uma distribuição de ambientes racional e que favorecesse a integração de espaços.

© Leo Giantomasi

Desenhar uma casa que respeitasse esses parâmetros iniciais, observando todas as normas do loteamento e sem sucumbir a uma estética espetaculosa ou a soluções construtivas não-ortodoxas foi o desafio desse trabalho. Como equalizar essas diretrizes sem cair, ao mesmo tempo, numa vala comum em termos de estética e soluções construtivas? Basicamente, buscou-se atribuir a este projeto um senso de movimento. Algo capaz de se contrapor à rigidez dos recuos obrigatórios e das linhas ortogonais das construções vizinhas, conferindo uma personalidade natural à casa. No pavimento térreo, onde estão os ambientes de estar e lazer, o conjunto de alvenarias mais significativos foi rotacionado em 45 graus, tomando o devido cuidado de não extravasar a projeção do pavimento superior nem se desencontrar da malha estrutural (ortogonal).

Planta - Térreo
Planta - Pavimento Superior

Isso permitiu criar uma sensação dinâmica para as fachadas, ao mesmo tempo que gerou situações mais inusitadas quanto à distribuição e comunicação entre ambientes internos. O pavimento superior, que abriga os ambientes íntimos, constitui-se em um bloco de linhas perpendiculares construído no limiar dos limites laterais e frontal do terreno, incorporando a cobertura da garagem. A rigidez das linhas retas nesse caso foi intencional, facilitando a distribuição dos ambientes e o andamento da obra, além de buscar um contraste geométrico com o pavimento térreo. O conceito de movimento para o pavimento superior foi então trabalhado através dos painéis ripados móveis, instalados nas varandas faceando a alvenaria externa.

© Leo Giantomasi

Constituídos de alumínio, permitem um controle da luz e de privacidade, além de conceder às fachadas destaque em termos de dinamismo e cor.  Para atender o desejo dos clientes por uma casa clara e bem arejada, foram desenhados grandes vãos de janelas e portas, além de uma claraboia retangular sobre a escada, que permite suprir a casa de luz e ventilação naturais. Se o exterior da casa é caracterizado por uma estética limpa, sem adornos e marcado somente pela força dos volumes geométricos; em contraponto, a estética interna da casa resultou de uma colaboração ativa dos clientes durante as fases de especificação. Definidos em comum acordo, materiais e tons de cores foram de encontro aos gostos pessoais dos clientes, aproximando o projeto da construção inicialmente desejada pelos proprietários.

© Leo Giantomasi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DBP / Vertentes Arquitetura" [DBP House / Vertentes Arquitetura] 28 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884064/casa-dbp-vertentes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.