Casa Cheongun / Hyundai Kim + Tectonics Lab

Casa Cheongun / Hyundai Kim + Tectonics Lab - Mais Imagens+ 29

Cheongun-dong, Coreia do Sul
  • Arquitetos: Hyundai Kim, Tectonics Lab; Hyundai Kim, Tectonics Lab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  313
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kyungsub Shin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alto, Eagon, LINNO, Sehwa Brick, Total Marble
  • Engenharia Estrutural: Millennium Structure
  • Construtora: Nature and Environment Inc.
  • Arquiteto Responsável: Hyundai Kim (Ewha Womans University)
  • Equipe De Projeto: Sukyung Kim, Dasom Kim
  • Cidade: Cheongun-dong
Mais informaçõesMenos informações
© Kyungsub Shin

Terreno

Localizado em uma paisagem serena com vista para a Montanha Bugaksan, o terreno está implantado em uma região histórica de Seul, onde tanto a tradição quanto a modernidade genérica de Gwangwhamun, compõe o panorama do seu entorno. O cliente, professor aposentado e famoso erudito, decidiu substituir a antiga casa em ruínas por um novo projeto, uma casa memorável para passar seus anos de aposentadoria.

Planta 01

Demolição

Não foi uma decisão nada fácil para o cliente demolir a antiga casa de 50 anos, construída pelo próprio pai. A antiga estrutura era responsável pela preservação das memórias de uma vida aconchegante e uma infância alegre e divertida. Após anos de hesitação, o cliente decidiu finalmente substituir a casa estruturalmente defeituosa. Após a operação de três dias, alguns fragmentos do piso de madeira e as esquadrias das portas e janelas foram resgatadas para que pudessem servir de recordação, incorporando importantes memórias do passado.

© Kyungsub Shin

O início

Alguns esboços do organograma da casa foram fornecidos pelo cliente no início do projeto. A ingenuidade destes desenhos nem um pouco profissionais, fora de escala com proporções distorcidas, representava a sensibilidade sutil e detalhada sobre uma nova casa carregada de nostalgia. Uma casa não deve ser apenas um objeto de expressão egocêntrica do arquiteto que a projeta, mas um espaço para recordar as lembranças, viver o presente e sonhar com o futuro. Assim, o papel do arquiteto foi impor rigor e ordem nos esboços do cliente, respeitando e honrando suas memórias implícitas.

Ordem

grid composto por nove quadrados, 3 kahn x 3 kahn, é uma das tipologias mais representativas da arquitetura no leste da Ásia, seja tradicional ou moderna. A partir desta organização estrutural, a Casa Cheongun foi concebida espacialmente com simetria e centralidade. Idealizado como espaço modesto, porém abstrato, o diagrama de nove quadrados foi transformado em uma estrutura espacial concreta dotada de programas e funções. A Casa Cheongun foi projetada para funcionar tanto como residência privada quanto como instituto de pesquisa. O espaço central da grade integra funcionalidade programática com espiritualidade espacial. O espaço da sala de pé-direito duplo se extende através do segundo pavimento até a abertura zenital da cobertura, permitindo que o espaço central da casa receba iluminação natural e ar puro.

© Kyungsub Shin
© Kyungsub Shin

Organização central

O grid de três por três não corresponde apenas à projeção horizontal em planta, ela também está presente na seção vertical do edifício. O pátio é responsável por configurar tanto o espaço de domínio público em seu centro, quanto por organizar a distribuição da área íntima ao seu redor. A composição espacial resulta bastante equilibrada devido a esta organização centralizada, tanto centrípeta quanto centrífuga. O espaço comum entre a área da cozinha e o quarto de hóspedes no térreo, mantém o equilíbrio entre o espaço servido e servente. A circulação vertical através do pátio gera seqüências visuais rítmicas que comprimem e liberam tensões espaciais. O vazio no segundo pavimento concilia a vida pessoal e acadêmica através da perfeita simetria entre o quarto principal e a biblioteca. No terceiro pavimento está situada a sala de chá, e em seu centro, encontra-se a principal entrada de luz natural que banha todo os espaços internos. Esta geometria quadrada concêntrica em planta e seção, é responsável pelo princípio espacial e iconográfico da casa. A conformação concisa do espaço central pelo pátio de luz, harmoniza-se com a liberdade espacial criada através das amplas janelas horizontais das fachadas.

Corte 02

Materialidade e forma

Para um erudito dedicado à educação e à pesquisa, a organização central da casa representa a essência e o rumo da vida. Materiais resistentes e sólidos foram utilizados na estrutura central. Este espaço interno sereno e puritano tem a sua contrapartida na fachada externa de tijolos, que proporcionam vitalidade e ritmos sutis à forma do edifício. Os tijolos reciclados também foram utilizados nas varandas de modo a mediar a transição entre exterior e interior.

© Kyungsub Shin

Refletindo o aspecto espiritual da materialidade, a solução em arco foi escolhida tanto conceitualmente quanto como técnica estrutural do projeto. O arco central de acesso orienta os visitantes através do vestíbulo para o salão. No espaço central da casa, arcos consecutivos criam uma série de filtros para proporcionar uma atmosfera aconchegante e tranquila. Os arcos da sala de estar, conservatório e varanda enquadram a paisagem do jardim e protegem o espaço central do clima hostil. A Casa Cheongun está localizada em um dos distritos mais tradicionais de Seul, marcado pela coexistência paradoxal de arquiteturas tradicionais, coloniais e contemporâneas. Os arcos também podem ser interpretados como a metáfora desta coexistência, preservando memórias coletivas a partir da materialidade habitual do bairro.

© Kyungsub Shin

A presença da Casa Cheongun é resultado da organização centralizada, de sua simetria e das relações contextuais com seu entorno. A fachada norte, percebida como um pódio, inclui a composição rítmica e simétrica de um pórtico de acesso  e duas entradas de veículos. A simetria torna-se ainda mais óbvia na elevação norte por trás do muro, com um eixo central entre a entrada principal e seu arco superior. A elevação sul, voltada para o jardim principal, possui uma simetria menos explícita com uma série de janelas em arco. A presença e simetria da casa é uma manifestação clara da organização do programa ao redor de um pátio central, resultando em um estado de equilíbrio perene, que equilibra as complexidades e contradições inerentes à vida.

© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cheongun / Hyundai Kim + Tectonics Lab" [Cheongun Residence / Hyundai Kim + Tectonics Lab] 27 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883982/casa-cheongun-hyundai-kim-plus-tectonics-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.