Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 8 de 17
Cortesía de MUKAarquitectura

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 2 de 17Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 3 de 17Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 4 de 17Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 5 de 17Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: MUKAarquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerámica Malpesa, Intelec, Sanpec
Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 2 de 17
Cortesía de MUKAarquitectura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cerâmica na casa Piedrabuena adquire diversas qualidades como elemento relevante na moradia. A contínua presença deste material no município e o escasso orçamento sugeria uma proposta que reinterpretasse sua condição mais material.

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 5 de 17
Cortesía de MUKAarquitectura

Em um terreno de dois metros e meio de fachada, o emprego de blocos feitos de barro compactado desprendido das bordas das lajes cria uma cortina de cerâmica. Um elemento que oculta qualquer referência ao tamanho doméstico das aberturas e propõe unificar as fachadas adjacentes. A escala desaparece e a proposta realça o nexo entre as edificações existentes. 

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 14 de 17
Axonométrica

A disposição alternada do módulo desenha um tramado vibrante e poroso. Vibrante é o jogo de sombras mutantes e poroso porque filtra a luz direta que penetra no interior da moradia sobre o plano vertical de vidro por trás dela. Essa luz é moldada pelas peças de barro e percorre o interior da moradia com passar do dia. Quando os raios do sol não incidem diretamente na fachada, o jogo de peças pivotantes oferece uma nova relação entre o interior e o exterior. 

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 4 de 17
Cortesía de MUKAarquitectura
Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 16 de 17
Detalhes
Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 3 de 17
Cortesía de MUKAarquitectura

As diferentes posições recuadas dos vidros criam espaços intermediários como hall de acesso e terraços. A fachada está presente em todas as estâncias interiores, já que a planta propõe a diagonal como esquema de relação espacial: ampliando as distâncias de uma planta estreita e a percepção dos seus limites. Além disso, a possibilidade de umidificar as peças cerâmicas de forma periódica propõe um sistema bioclimático de ventilação natural no interior. 

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 12 de 17
Corte Longitudinal

O ar que penetra através do tramado molhado tem sua umidade relativa e melhora a sensação de conforto interno de forma gratuita. 

Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura - Imagem 1 de 17
Cortesía de MUKAarquitectura

Originalmente publicado em Dezembro 03, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Prado, 6, 13100 Piedrabuena, Cdad. Real, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Piedrabuena / MUKAarquitectura" [Casa Piedrabuena / MUKAarquitectura] 06 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883915/residencia-piedrabuena-mukaarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.