Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad

Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 2 de 23Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 3 de 23Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 4 de 23Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 5 de 23Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Mais Imagens+ 18

  • Arquiteto Associado: Sadaf Ghanavizbaf
  • Lead Architect: Amir Shahrad
  • Construção: Mohammad Moshref
  • Engenharia Mecânica: Ehsan Alvansaz Yazdi
  • Engenharia Elétrica: Eng. Mohhebolkhames & Eng. Mirzaee
  • Engenharia Civil: Shahin Abbasi
  • Cidade: Yazd
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 5 de 23
© Hossein Farahani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é um edifício residencial de dez anos localizado na cidade de Yazd, que nos foi encaminhado durante a fase final da reconstrução por outra equipe, devido à insatisfação do cliente com o resultado. Começamos o processo com a avaliação do conjunto das funções inadequadas e buscamos resolver problemas como a falta de harmonia, identidade e unidade na fachada (presentes em outros novos edifícios da cidade de Yazd). O edifício se localiza numa esquina, com as fachadas oeste e norte viradas para a rua.

Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 2 de 23
© Hossein Farahani
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 18 de 23
Isométrica - Implantação
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 10 de 23
© Hossein Farahani

A demanda inicial do cliente era por privacidade e, ao mesmo tempo, por um pátio vívido. A partir de várias reuniões com os proprietários, explorando suas impressões sobre as tradicionais casas étnicas em Yazd, notamos que as pessoas que vivem em Yazd hoje ainda têm o mesmo estilo de vida e imagem de "lar" do passado. Este fato nos permitiu projetar levando em consideração as necessidades atuais de uma família em Yazd, como privacidade, pátios públicos e privados, assim como espaços abertos e semi-abertos. Em relação às fachadas oeste e norte do lote e à análise climática realizada, concluímos que a maioria dos ambientes receberia luz solar proveniente da fachada oeste, a mais longa da edificação e situada de frente para a rua. Com a manipulação do envelope do edifício, conseguimos conceber espaços entre a pele e a edificação, como espaços semi-abertos e cobertos que fornecem privacidade e aumentam a área da casa. Assim, por exemplo, transformamos o problema das janelas com vista para a rua em janelas com vista para o pátio.

Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 15 de 23
© Hossein Farahani
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 19 de 23
Plantas Baixas
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 13 de 23
© Hossein Farahani

A pele é prolongada na fachada oeste com a mesma altura da parte que fornece sombra no lado oeste. Além disso, localizamos os espaços residenciais a oeste atrás da pele e, ao criar um corredor, não apenas proporciona-se luz natural aos espaços, mas também aumenta-se a conexão física com o pátio e amplia-se a entrada da casa. No interior da casa, há um átrio alto que utilizamos como um filtro que divide a casa entre as áreas norte e sul. A norte contém espaços privados como cozinha, sala de estar e quartos, enquanto a sul abriga espaços mais públicos como o quarto de hóspedes e um salão com vista para o pátio.

Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 7 de 23
© Hossein Farahani
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 23 de 23
Diagrama
Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad - Imagem 3 de 23
© Hossein Farahani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yazd, Yazd Province, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Amir Shahrad" [Yast Khaneh / Mohammad Khavarian + Awe Office] 21 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883781/yast-khaneh-mohammad-khavarian-plus-amir-shahrad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.