Nova biblioteca dentro de uma antiga casa / Pedro Miguel Santos

Nova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Imagem 2 de 17Nova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Imagem 3 de 17Nova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Mesa, Janela, Viga, CorrimãoNova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - ArcoNova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Pedro Miguel Santos; Pedro Miguel Santos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  287
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paulo Catrica
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Banema, Elekta, Weber
  • Contractor: FGS – Francisco Gomes Santos, lda.
  • Architect In Charge: Pedro Miguel Santos
  • Cidade: Penafiel
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa de infância do arquiteto e agora recuperada para sua habitação permanente, foi construída no final da década de 70 e implanta-se nos arredores de Penafiel (Portugal).

Nova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Bancada, Janela, Viga
© Paulo Catrica

Como grande parte das habitações rurais do norte de Portugal construidas nas décadas de 70 e 80, o edifício concentrava todos os espaços sociais e privados no primeiro piso, estando o rés-do-chão apenas ocupado por garagem, arrumos e adega de apoio à vinicultura caseira. A nova intervenção eliminou do programa a garagem e adega, e dividiu totalmente os espaços sociais e privados, estando agora os primeiros totalmente inseridos no rés-do-chão, e os segundos no primeiro piso.

Axonométrica

As únicas alterações estruturais e de fachada feitas à casa pré-existente, servem apenas para acomodar uma nova estrutura que intersecta o interior e exterior da habitação, e que é constituída por dois volumes. Um paralelepípedo e um cilindro de grande verticalidade, sendo este último rematado no seu topo por uma cúpula. Esta nova estrutura de carácter primitivo, alberga um quarto de estudo e biblioteca, e organiza em seu torno os espaços pré-existentes nos dois pisos da casa. A sequência destes dois espaços é reminiscente das estruturas neolíticas em plano de “buraco de fechadura” de Arpachiyah, e procura com o seu ambiente maciço e térreo desafiar a perceção cronológica do que é pré-existente.

Nova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Madeira
© Paulo Catrica

A biblioteca no interior deste monólito cilíndrico, é um espaço vertical iluminado zenitalmente por um óculo. Esta configuração não só permite um crescimento modular e vertical da coleção da biblioteca, como procura criar uma drástica transição entre atmosfera do programa doméstico e o quarto de estudo. Este último espaço abre-se para sul e exclusivamente para a vegetação do jardim.

Nova biblioteca dentro de uma antiga casa  / Pedro Miguel Santos - Arco
© Paulo Catrica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Penafiel, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nova biblioteca dentro de uma antiga casa / Pedro Miguel Santos" 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883661/nova-biblioteca-dentro-de-uma-antiga-casa-pedro-miguel-santos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.