PRO.CRE.AR Estação Buenos Aires Setor 10 / MSGSSS

PRO.CRE.AR Estação Buenos Aires Setor 10 / MSGSSS - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: MSGSSS; MSGSSS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  13300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Outros Participantes / Colaboradores: Georgina Primo, Alan Revale, Federico Valverdi
  • Construção / Engenharia: COSUD / Constructora Sudamericana
  • Arquiteto Chefe De Obra: Antonio Franze
  • Arquitetos Autores: Manteola, Sánchez Gómez, Santos, Solsona, Sallaberry, Vinsón arquitectos
  • Cidade: Barracas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Agustín Rojas

TORRES DE BARRACAS / ALTERNANDO OS PAVIMENTOS

Este projeto surge do desejo de retomar a ideia das Torres em La Boca, dos arquitetos Justo Solsona, Josefa Santos, Gian Peani e Ernesto Katzenstein (com a estrutura do Eng. Gallo), do ano 1956. Projeto vencedor de um concurso nacional para a construção de 300 moradias em La Boca, nunca realizado. A ideia principal daqueles edifícios, de concepção metabolista, era o empilhamento de caixas alternadas pavimento a pavimento, que apresentavam uma tipologia habitacional com terraços nas esquinas, permitindo uma visão panorâmica do porto e da cidade. 

© Javier Agustín Rojas

A ideia para essas torres é reinterpretar, na chave contemporânea, aquele projeto de 4 unidades por pavimento, de 4 esquinas. Por isso, para fazê-lo tivemos, em primeira instância, que resignar uma unidade de 2 dormitórios por pavimento, os quais foram deslocados acima do Edifício K.

© Javier Agustín Rojas

É deste modo que o interesse central do projeto de torres reside na criação e rotação dos seus pavimentos, o que permite organizar moradias ao redor de um terraço-pátio de dimensões e proporções que o converte em um espaço central da unidade. 

© Javier Agustín Rojas

O terraço é a expansão, mas ao mesmo tempo é considerado um ambiente a mais. A sala de estar, jantar e a cozinha são expandidos naturalmente em direção a ele que, com dois lados livres e dois protegidos, garante um conforto climático adequado para esta cidade. Assim a unidade é central no projeto, porque é proposta uma moradia não-encaixotada, como uma transição entre um apartamento e uma moradia individual. 

© Javier Agustín Rojas

Nos pavimentos são distribuídas duas unidades de 2 dormitórios (unidade base), uma de 3 e uma de 1 dormitório. A unidade de 3 dormitórios utiliza um da unidade adjacente, o qual está conectado à sala de estar, e pode funcionar também como escritório ou dormitório separado para o filho adolescente. Mesmo não atingindo grande altura, as torres propostas terão, por suas características formais e arquitetônicas, um forte impacto na paisagem urbana. 

© Javier Agustín Rojas

EDIFÍCIO K / UM BAR VERDE

Para a tipologia K, originalmente um quiosque térreo, e em nosso projeto um edifício de térreo + 3 pavimentos, propõe-se um edifício verde, com terraço-jardim acessível e fachadas ajardinadas. São 3 pavimentos de 8 unidades de um dormitório cada uma, e o mencionado quiosque/bar no térreo. 

© Javier Agustín Rojas

Essa ideia surge por dois motivos: por um lado ao deslocar essas 24 unidades de 1 dormitório ao edifício K, nos perguntamos se esses apartamentos não estavam sendo discriminados, ou seja, que não tinham os benefícios da tipologia das Torres com varanda.

© Javier Agustín Rojas

Por outro lado, abordando o tema dos terraços-jardim verdes requeridos para o projeto PROCREAR Estação BA, pensamos que as Torres não abordam grande superfície verde, e essa é uma maneira de compensar o cimento das torres e naturalizar o conjunto com esse edifício como remate do parque proposto.

© Javier Agustín Rojas

Desta forma, para unir os critérios projetuais do mesmo ao das Torres, propõem-se ALTERNAR os pavimentos para que as varandas não fiquem empilhadas e tenha também o MOVIMENTO, pavimento a pavimento, que elas possuem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barracas, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "PRO.CRE.AR Estação Buenos Aires Setor 10 / MSGSSS" [PRO.CRE.AR Estación Buenos Aires Sector 10 / MSGSSS] 19 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883631/prrr-estacao-buenos-aires-setor-10-msgsss> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.