Escola Guerau de Peguera / taab6

Escola Guerau de Peguera / taab6 - Mais Imagens+ 23

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: taab6; taab6
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2508
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Technal, U-GLASS, grc
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Escola Guerau de Paguera em Torrelles de Foix localiza-se à margem da estrada nacional na entrada da cidade e sua transição entre um tecido industrial e a área residencial. O edifício se abre para o sul, virado para uma paisagem de vinhedos que cobrem as colinas de seus arredores.

Situação

Do industrial ao doméstico, da infraestrutura à paisagem, o edifício se coloca de forma estratégica para dialogar com cada um esses elementos. A escola (infantil e primária) é um edifício composto por quatro volumes conectados entre si por uma varanda linear que se abre para o pátio.

© Adrià Goula

O acesso está localizado no volume onde encontra-se a administração, o escritório dos professores e a diretoria do centro. Este volume funciona como articulação e espaço de entrada para o conjunto.

© Adrià Goula

Distribuído em dois pavimentos, o volume de salas de aula avança para o oeste, enquanto a biblioteca, refeitório e ginásio estão na parte leste ocupando o pavimento térreo em dois volumes diferentes. A composição dos edifícios em forma de "Y" abraça o pátio, protegendo-o do barulho da rua, configurando, assim, uma paisagem externa (pátio) aberta, ensolarada e vinculada à paisagem natural, mas segura e protegida do trânsito.

Planta

Os materiais utilizados são de grande formato e muito leves, o que permitiu uma construção rápida e sustentável. O envoltório do edifício é construído industrialmente e combina GRC e alumínio lacado reciclado.

© Adrià Goula

Os fechamentos de vidro colorido e U-Glass conformam um térreo mais leve que filtra a luz para o interior identificando seus usos e acessos.

© Adrià Goula

O branco, com suas diversas tonalidades em diferentes texturas nos materiais utilizados (blocos de concreto, madeira DM e pladur fon), predomina no interior do edifício luminoso e preparado para ser ocupado por seus próprios usuários. As coberturas inclinadas em três dos quatro volumes geram espaços de grande altura que dão uma nova escala a diversos usos do centro.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Torrelles de Foix, 08737, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola Guerau de Peguera / taab6" [Guerau de Peguera School / taab6] 25 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883628/escola-guerau-de-peguera-taab6> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.