Casa na Mata / Ateliê Navio

Casa na Mata / Ateliê Navio - Mais Imagens+ 33

Praia de Camburí, Brasil
  • Arquitetos: Ateliê Navio; Ateliê Navio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amarante, Artfran, Elisan, Ladrilar
  • Engenharia Estrutural: Arquimedes Costa
  • Fundações: Meirelles Carvalho
  • Sondagens: Sondaterra
  • Arquiteta Responsável E Autora: Ursula Troncoso
  • Cidade: Praia de Camburí
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa de veraneio na praia, o terreno não é grande e sofre com a alta umidade da terra. A primeira providencia então é levantar a casa do solo, deixar a varanda solta e totalmente arejada. Nas épocas de grande umidade e chuvas, a casa está seca e protegida, a um metro de distância da terra. A segunda premissa foi utilizar materiais conhecidos do lugar, mesclar-se com a paisagem optando pela estrutura de madeira, o tijolo e a telha de barro. Outra maneira de se fundir com a natureza circundante foi soltar a cobertura das paredes e permitir que a mata, a luz natural e o vento entre na casa de maneira livre. É possível ver a curvatura do morro, a lua cheia nascendo atrás dele, isso tudo sentado no sofá. Havia antes, no mesmo lugar, uma casa de madeira pré-fabricada, úmida e escura. Não foi possível preservar a construção existente, mas o material era bom e foi reutilizado na nova construção.

© Pedro Napolitano Prata
Planta
© Pedro Napolitano Prata

© Pedro Napolitano Prata

Toda a varanda, que circunda a casa, foi construída utilizando a madeira demolida da construção antiga. Para deixar a casa compacta, a área interna tem somente 80m2 com 2 dormitórios, uma suíte e um banheiro. A sala de estar, cozinha, e sala de jantar, estão abertas e se mesclam com a varanda e churrasqueira que somam mais 60m2 de área externa, dando a impressão de um espaço amplo, que segue desimpedido em direção às arvores e ao morro. O resultado é um ambiente simples, descomplicado, com tudo à mão e fácil de organizar. Uma boa área de lazer e entretenimento, e também espaço para descanso e recolhimento. Uma casa simples, agradável e marcante. Original à sua medida.

© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Mata / Ateliê Navio" [House in the Wild / Ateliê Navio] 22 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883586/casa-na-mata-atelie-navio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.