El Olivo / BASES arquitectos

El Olivo  / BASES arquitectos - Mais Imagens+ 19

Calima, Colômbia
  • Arquitetos: BASES arquitectos; BASES arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GISANGROUP, Vitelsa
  • Estrutura Metálica: Cesar Gil (GISANGROUP)
  • Arquitetos Responsáveis: BASES arquitectos
  • Cidade: Calima
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Diez Veinte Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto El Olivo, localizado no Lago Calima, Colômbia, nasceu da ideia de criar uma casa de veraneio que no futuro pudesse funcionar como hotel. Os fatores determinantes do projeto foram: a existência de um terreno alongado de grande inclinação, o fato de que a construção deveria acontecer no menor tempo possível devido a sua localização, que é fora da cidade, e, além disso, considerar que deveria ser estabelecida uma relação direta com o lago. Graças a isso, a casa foi proposta em duas varandas; longas e estreitas, permitindo, assim, usar toda a frente do lote e poder implantar os espaços com uma vista privilegiada do lago. Na varanda mais alta estão localizados três módulos que tem relação direta com o lago.

© Diez Veinte Estudio
Planta

Esses módulos alongados com acessos independentes se conectam por meio de jardins e terraços. O primeiro módulo, por se tratar da área social, tem pé-direito duplo e contempla a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e a de televisão. Seu acesso se da por uma grande abertura em uma de suas paredes e leva a um deque do qual nasce uma oliveira que abriga a área social. O segundo módulo tem acesso por um jardim posterior e se compõe de três apartamentos iguais com suas próprias cozinhas, salas de jantar e de estar.

Planta
Planta
© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio

Finalmente, o terceiro módulo, localizado acima do segundo, contém mais três apartamentos e é possível acessa-lo da área social ou do jardim posterior por uma escada externa. Tanto na varanda alta quanto na baixa encontram-se áreas externas como deques, áreas verdes e jardins que se conectam entre si. Sua construção é resolvida por meio de uma estrutura metálica portante que ajudou na rápida execução, fechamentos com blocos de concreto produzidos em obra e madeira para a fachada. Todos esses materiais foram deixados aparentes e se misturam com a vida oriunda da vegetação dentro e fora da casa.

© Diez Veinte Estudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "El Olivo / BASES arquitectos" [El Olivo / BASES arquitectos] 18 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883501/el-olivo-bases-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.