O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Colômbia
  5. BASES arquitectos
  6. 2015
  7. El Olivo / BASES arquitectos

El Olivo / BASES arquitectos

El Olivo / BASES arquitectos
El Olivo  / BASES arquitectos, © Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio

© Diez Veinte Estudio © Diez Veinte Estudio © Diez Veinte Estudio © Diez Veinte Estudio + 24

© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto El Olivo, localizado no Lago Calima, Colômbia, nasceu da ideia de criar uma casa de veraneio que no futuro pudesse funcionar como hotel. Os fatores determinantes do projeto foram: a existência de um terreno alongado de grande inclinação, o fato de que a construção deveria acontecer no menor tempo possível devido a sua localização, que é fora da cidade, e, além disso, considerar que deveria ser estabelecida uma relação direta com o lago. Graças a isso, a casa foi proposta em duas varandas; longas e estreitas, permitindo, assim, usar toda a frente do lote e poder implantar os espaços com uma vista privilegiada do lago. Na varanda mais alta estão localizados três módulos que tem relação direta com o lago.

© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio
Planta
Planta

Esses módulos alongados com acessos independentes se conectam por meio de jardins e terraços. O primeiro módulo, por se tratar da área social, tem pé-direito duplo e contempla a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e a de televisão. Seu acesso se da por uma grande abertura em uma de suas paredes e leva a um deque do qual nasce uma oliveira que abriga a área social. O segundo módulo tem acesso por um jardim posterior e se compõe de três apartamentos iguais com suas próprias cozinhas, salas de jantar e de estar.

Planta
Planta
Planta
Planta
© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio

Finalmente, o terceiro módulo, localizado acima do segundo, contém mais três apartamentos e é possível acessa-lo da área social ou do jardim posterior por uma escada externa. Tanto na varanda alta quanto na baixa encontram-se áreas externas como deques, áreas verdes e jardins que se conectam entre si. Sua construção é resolvida por meio de uma estrutura metálica portante que ajudou na rápida execução, fechamentos com blocos de concreto produzidos em obra e madeira para a fachada. Todos esses materiais foram deixados aparentes e se misturam com a vida oriunda da vegetação dentro e fora da casa.

© Diez Veinte Estudio
© Diez Veinte Estudio
Cita: "El Olivo / BASES arquitectos" [El Olivo / BASES arquitectos] 18 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883501/el-olivo-bases-arquitectos> ISSN 0719-8906