Parque Minhocão em exposição na Vila Buarque

A Associação Parque Minhocão, com pavilhão de exposições selecionado pela chamada aberta da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, organiza uma exposição retrospectiva sobre o Elevado Presidente João Goulart. A partir dos registros históricos uma série de curiosidades remontam o quebra-cabeças das decisões políticas e conquistas da comunidade da orla do Minhocão. Por exemplo, “O corredor verde”, proposto pelo atual prefeito João Dória, encontra em 1983, um projeto irmão. A regional da Sé colocou no Minhocão 74 vasos com pinheiros e ciprestes (plantas não-brasileiras) no canteiro central com a ajuda da iniciativa privada. Junto destes fatos curiosos, os ensaios fotográficos de Adriano Choque, Lena Kilina, Davi de Lacerda, Pietro Sargentelli, Norma Bonacorso, Luciana Alexandrino e outros.

Uma série de mesas acompanha o período de exposição:

14 de novembro

17h – Abertura da Exposição Minhocão Em Projeto
17h30 – Apresentação Jazz São Paulo
18h30 – Mesa “A cidade, o centro, Minhocão” – com Marcio Kogan (fundador do StudioMK27), Guto Requena (fundador do Estudio Guto Requena), Renato Cymbalista (presidente do Instituto Pólis) e Fernando Serapião (crítico de arquitetura e editora da Revista Monolito). Mediação de Duda Alcântara (organizadora da Virada Política) e Felipe SS Rodrigues (arquiteto da Associação Parque Minhocão)
21h30 – Término

16 de novembro

17h30 – Mesa “Cidade e Teatro Oficina” – Zé Celso (dramaturgo e diretor do teatro Oficina), Abilio Guerra (historiador e arquiteto, editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora), Andre Czitrom (idealizador Projeto Bem Viver). Mediação de Annabela Andrade (defensora popular e ativista socioambiental da Comunidade Brasil e Parque Minhocão)

18 de novembro

16h – Mesa “Mobilidade Urbana e Ocupação dos Espaços Públicos” – com Ana Carolina Nunes (diretora da ONG Sampapé) e Carolina Guido (fundadora da startup Urb-i). Mediação Ana Paula Camargo (psicóloga da Associação Parque Minhocão)
25 de novembro
19h – Exibição “Outro Olhar” – Projeção na empena do documentário feito por estudantes do ensino fundamental sobre o Minhocão.

02 de dezembro

17h – Mesa “Bem-estar Harmônico Equilibrando o Nosso Centro” – com Monica Jurado (organizadora do Tambores Flow), Bruno Perel e Marina Prathes (Comunidade Dedo Verde e Ilumina Sampa), Estela Gomes (Danças Circulares nos Parques de São Paulo). Mediação de Bibi Cunha (geógrafa da Associação Parque Minhocão)


A exposição tem curadoria dos voluntários da Associação Parque Minhocão, Felipe SS Rodrigues, arquiteto e mestrando em arquitetura e urbanismo pelo Mackenzie e Annabela Andrade, defensora popular e ativista socioambiental.

Por que uma exposição sobre o Minhocão fora dele? Recentemente os Conselhos de Segurança do bairro entraram com ação no Ministério Público para que não sejam realizados eventos culturais no Minhocão. Até esta data, a subprefeitura da Sé tem acatado a decisão do Ministério.

O evento é colaborativo e pode contar com nova programação. A entrada é livre e gratuita. Sugere-se levar 1kg de alimento não perecível. Durante todo o período da exposição será realizado um programa de coleta seletiva.


co-realização
Comunidade Brasil

parceiros
Bem Viver Centro (Minha Casa Minha Vida no Centro)
A Casa do Porco Bar
Bar da Dona Onça
Hortifruti

parceiro de comunicação
A Vida no Centro

  • Título

    Parque Minhocão em exposição na Vila Buarque
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

  • De

    14 de Novembro de 2017 05:00 PM
  • Até

    20 de Dezembro de 2017 08:30 PM
  • Onde

    Rua Major Sertório 585 , Vila Buarque, São Paulo, SP
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Parque Minhocão em exposição na Vila Buarque" 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883377/parque-minhocao-em-exposicao-na-vila-buarque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.