"Paisagem Urbana": Arq. Futuro e FGV lançam ciclo de mobilidade

No dia 13 de novembro, das 10h às 12h, o Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da FGV, em parceria com o Arq.Futuro, realiza o Ciclo de Mobilidade Urbana com o tema da "Paisagem Urbana", afim de discutir as diferentes opções de transporte, levando em conta a permanência ou a criação das estruturas e sua interferência na paisagem das cidades.

Se, numa rua, abre-se mão das faixas de vagas para carros e se amplia as calçadas sobre essa área, a paisagem e a cidade ali serão outras. Se as obras voltadas ao tráfego de carros e ônibus tornam os trajetos mais rápidos – como os BRTs e corredores de ônibus –, muitas vezes criam-se obstáculos lineares que separam a cidade em duas, como também costuma ocorrer com linhas de trem, em que a fratura territorial é impactante. Há casos extremos, como as marginais de São Paulo, que têm até 10 faixas de rolamento e permitem velocidades de até 90 quilômetros por hora: ali, a cidade ficou totalmente segregada da sua paisagem natural: o rio. No Rio de Janeiro, por outro lado, a demolição do longo viaduto Perimetral, que cortava o centro antigo, permitiu que a cidade se reconectasse com o seu porto na baía de Guanabara.

São palestrantes convidados José Armênio de Britto, presidente da SP Urbanismo; Hannah Arcuschin, coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito; Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e Luiz Antônio Cortez Ferreira, gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos. O debate terá mediação do professor da EAESP FGV e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais, Gesner Oliveira, e de Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro, idealizadores do ciclo de debates."

Este é o 4o e último debate sobre o tema a ser realizado em 2017. Os anteriores trataram de temas como "Mobilidade Urbana e o Futuro das Cidades", "Big Data, Tecnologia e Infraestrutura urbana" e "Marco Regulatórios, PPPs e Concessões". Para participar, é preciso realizar a inscrição no link - http://bit.ly/2zQ9u7u - a entrada é aberta ao público em geral e gratuita.

*Realizado no auditório da FGV Berrini, o local está há apenas 8 minutos a pé da estação Berrini da CPTM. Convidamos todos a usarem o transporte público para ir ao evento e, no caminho, refletirem sobre como as infraestruturas de transporte à beira do rio Pinheiros – as vias expressas da marginal, a linha férrea da CPTM e a ciclovia – permitem ou inibem o contato dos cidadãos com a paisagem urbana.

Ciclo de Mobilidade Urbana – Paisagem Urbana
Local: FGV Berrini - Av. das Nações Unidas, 12.495 - Anexo 1 - 2º andar
Data: 13/11 (segunda-feira)
Horário: 10h às 12h
Link para inscrição: http://bit.ly/2zQ9u7u
Gratuito. Vagas Limitadas.
Palestrantes Convidados:
José Armênio de Britto - presidente da SP Urbanismo
Hannah Arcuschin - coordenadora de desenho urbano e mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito
Washington Fajardo - ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
Luiz Antônio Cortez Ferreira - gerente de Planejamento, Integração e Viabilidade de Transportes Metropolitanos.

Idealização e Mediação:
Gesner Oliveira – Professor da FGV e coordenador do Grupo de Estudos de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais
Tomas Alvim - Cofundador do Arq.Futuro

Sobre o Arq.Futurowww.arqfuturo.com.br
O Arq.Futuro - plataforma de discussão sobre as cidades - traz ao público brasileiro as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil. O conteúdo é produzido em diversos meios: palestras, debates, vídeos, artigos e livros. A equipe também atua em projetos de regeneração territorial e urbana. Essa discussão é particularmente importante porque grande parte da população brasileira não dispõe de meios para participar efetivamente das decisões de planejamento urbano. Alguns dos temas debatidos são: habitação, transporte e infraestrutura; educação em arquitetura e urbanismo; engajamento do público no desenvolvimento urbano; impacto de novas tecnologias nas formas de viver nas cidades; e caminhos para promover a construção do novo. Para 2017, tem como temas principais as águas urbanas, a mobilidade e os espaços públicos.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: ""Paisagem Urbana": Arq. Futuro e FGV lançam ciclo de mobilidade" 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883375/paisagem-urbana-arq-futuro-e-fgv-lancam-ciclo-de-mobilidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.