2 Casas em 1 / SBSA

2 Casas em 1 / SBSA - Mais Imagens+ 18

Montreux, Suíça
  • Arquitetos: SBSA ⎮ SANDRI BARBARA SMANIOTTO ANDREA ARCHITETTI ASSOCIATI; SBSA ⎮ SANDRI BARBARA SMANIOTTO ANDREA ARCHITETTI ASSOCIATI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Renato Gianturco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  EGOKIEFER, MB di BALDIN CRISTIAN, PORTES BRODARD
© Renato Gianturco

Conceito

O projeto está inserido em um lote pequeno, em um terreno com grande diferença de nível, com vistas para o Lago Genebra, na cidade de Montreux. É um lote urbano onde é permitido construções de quatro pavimentos, sobre o pavimento garagem. A forma do edifício é derivada da necessidade de reformas de um projeto existente de acordo com os regulamentos de planejamento urbano da Suíça: o resultado é um prisma irregular e facetado.

© Renato Gianturco

Tipologia

O edifício consiste de dois apartamentos que são desenvolvidos na altura total permitida do edifício, para que cada unidade se beneficie das melhores vistas. A estratégia é simples: um grande ambiente voltada para o sul e outra menor com orientação norte para todos os 4 pavimentos, servidos por uma escada helicoidal. Não existem espaços de serviço como circulações ou saguões, cada volume corresponde à um ambiente do morar. 

Corte

Nos dois primeiros pavimentos estão localizadas os quartos, enquanto que nos pavimentos superiores estão as áreas de estar e cozinha. As duas unidades se sobrepõem e se alternam em cada pavimento. Um elevador interno serve dois apartamentos com acesso direto à casa em pavimentos alternados; no exterior cada casa possui uma entrada privada com um caminho de pedestres que conecta a Avenue de Florimont  com a Avenue du Midi.

© Renato Gianturco

O edifício confere riqueza de variedade espacial em um pequeno volume e a qualidade de uma única casa em um edifício com dois apartamentos.

© Renato Gianturco

Materiais

O edifício é um volume sólido perfurado por aberturas que oferecem vistas para o lago. A fachada está frente à oeste e possui três aberturas pequenas que iluminam as escadas.

© Renato Gianturco

O revestimento de concreto assume os tons das pedras do subsolo, como se parecesse uma pedra encravada na colina.

No interior, a cor da resina do piso diferencia os dois apartamentos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "2 Casas em 1 / SBSA" [2 Houses in 1 / SBSA] 15 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883309/2-casas-em-1-sbsa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.