Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fachada, VidroInstituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - CadeiraInstituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - CorrimãoInstituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 6 de 60Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 55

São Paulo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  8662
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anson, Bbosch, CBMM, Eleve, Gerdau Açominas, Grupo Galtier, Otis, Saint-Gobain
  • Equipe Do Concurso: Beatriz Moretti, Carlos Eduardo Miller, Fábio Ucella, Flora Fujii, Gabriel Sepe, Guido Otero, Júlio Beraldo, Lauro Rocha, Ricardo Gusmão, Valeria Mónigo
  • Equipe De Projeto: Adriane De Luca (coord.), Raphael Souza (coord.), Carlos Eduardo Miller, Eduardo Miller, Felipe Fuchs, Fernanda Carlovich, Fernanda Mangini, Gabriel Sepe, Jaqueline Lessa, Melissa Kawahara, Tina Niessner. Estagiário: Daniel Zahoul
  • Consultoria Do Concurso: Museologia: Álvaro Razuk Desempenho ambiental e eficiência energética: Andrea Vosgueritchian Estrutura: Ycon / Yopanan Rebello Fundações: Geraldo Moretti e Cláudio Wolle Hidráulica, elétrica e ar condicionado: Grau / Douglas Cury Acústica: Gustavo Nepomuceno Luminotécnica: Carlos Albert Kaiser Conservação: Ilo Codognotto Legislação: Sílvia Helena Vídeo: Bijari
  • Coordenador Do Empreendimento: Canal e Musse Eng. José Luiz Canal
  • Equipe Supervisão De Obras: Colaboradores: José Leandro da Silva / Camila Lazzari
  • Estrutura: Ycon Engenharia / GOP
  • Fundações: Moretti Engenharia Consultiva
  • Elétrica: LZA Engenharia
  • Fachada: Front Inc. / Grupo Galtier
  • Climatização: Greenwatt Consultores de Energia
  • Segurança Contra Incêndio: GPIC / LZA Engenharia
  • Automação, Telecomunicação E Audiovisuais: GPIC
  • Legislação: Urben Arquitetura
  • Acústica: Harmonia Acústica / Akkerman, Holtz
  • Luminotécnica: Peter Gasper & Associados / Lux Projetos
  • Impermeabilização: PROASSP Project Management and Consulting
  • Elevadores: Empro Comércio e Engenharia em Transporte Vertical
  • Segurança: Fleury Consultores
  • Programação Visual: Quadradão
  • Restaurante E Café: Walderez Nogueira Soluções Gastronômicas
  • Construção: All’e Engenharia
  • Pintura: Paint Consult / Walter Adoglio Jr
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Urbano, Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto para um Museu na Av. Paulista – o novo IMS de São Paulo.
A criação de um novo museu é sempre um acontecimento extraordinário. O papel que desempenham nas cidades contemporâneas é fundamental, não só por promover os eventos ligados à arte e à cultura, mas sobretudo por trazer interesse e vitalidade aos espaços urbanos.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela
© Nelson Kon

É neste contexto que surgirá a nova sede do IMS. Uma instituição já consolidada e de presença marcante no cenário cultural brasileiro. Detentora de um precioso acervo e com vasta experiência na promoção de exposições e de eventos culturais, o IMS não tem, hoje, um espaço expositivo em São Paulo condizente com suas possibilidades. A nova sede irá suprir a necessidade concreta por mais espaço, mas será muito mais do que isso: ela nasce, sobretudo, da vontade de se criar um lugar que represente os valores e o espírito da instituição. O museu surge de dentro para fora e por esta razão a nova sede deve ser pensada da mesma maneira, tendo como motivação principal constituir-se em plataforma programática e simbólica para o IMS.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Nesse sentido, imaginamos um museu acessível, ancorado no presente, que tenha uma relação franca e direta com a cidade e que, ao mesmo tempo, ofereça um ambiente interno tranqüilo e acolhedor; um museu capaz de equilibrar a vibração das calçadas com a natureza e a escala dos espaços museológicos; um espaço que exige uma qualidade de luz e percepção do tempo muito particulares; um museu, enfim, de caráter marcante, que proporcione uma experiência única e pessoal para quem o visita.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Prateleira, Corrimão, Aço
© Nelson Kon

Para que o edifício proposto reunisse tais qualidades, passamos à análise e interpretação de dois parâmetros fundamentais para a concepção do projeto: o programa e o contexto urbano. O que interessava aqui, para além dos complexos requisitos funcionais que se apresentavam, era determinar as articulações e as qualidades desejadas para os espaços internos do museu, assim como definir que tipo de relação que se pretendia estabelecer entre o novo edifício e a cidade.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Urbano
© Nelson Kon

O Programa

A partir da análise do programa elaboramos uma quantificação das áreas necessárias e um agrupamento dos espaços de acordo com a sua natureza, criando um gradiente que vai do mais aberto e permeável até o mais restrito e controlado. Este diagrama representa a intenção de reforçar as conexões e continuidades entre os programas abertos ao público e preservar a privacidade e o controle dos programas administrativos e de serviço. Como consequência deste raciocínio, devemos distribuir circulações separadas para o público, para as áreas administrativas e para carga e serviços.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 47 de 60
Diagrama 02
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 54 de 60
Diagrama 10

Desta análise concluímos também que os espaços devem ser generosos, em especial nas áreas expositivas, dado o papel de protagonista que terão dentro do esquema do novo museu. Devem ser também flexíveis e ter o ambiente controlado, com as condições ideais para acomodar o acervo e as mais diferentes modalidades de exposição.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 6 de 60
© Nelson Kon
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 12 de 60
© Nelson Kon

Com o objetivo de criar um grupo significativo de programa, reunimos o auditório, as salas de aula, o espaço multimídia e a biblioteca num corpo único e integrado, formando a nova Midiateca do Instituto. Este conjunto cria um contraponto importante para as salas de exposição, capaz de equilibrar as atenções dentro do museu. Assim, parte da biblioteca pode funcionar como espaço de convívio para quem frequenta as salas de aula, assim como estas, quando integradas, transformam-se num pequeno auditório suspenso que se relaciona, simultaneamente, com a própria biblioteca e com o foyer. Foi nosso objetivo, também, aproximar as várias formas de expressão e de mídia, num espaço mais fluído e contínuo, sem que se perdessem as necessárias contenções para o bom funcionamento de cada um dos espaços.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Cadeira, Aço
© Nelson Kon
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Cadeira
© Nelson Kon

O Lugar

A Av. Paulista é um dos raros lugares da cidade em que encontramos uma enorme variedade de pessoas e programas convivendo num mesmo lugar. Um dos poucos lugares em que temos uma cidade mista, plural e mais democrática. Esta qualidade rara, aliada à escala generosa e à situação geográfica privilegiada, faz da Av. Paulista um dos espaços mais interessantes e vivos de São Paulo.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 48 de 60
Diagrama 03
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 49 de 60
Diagrama 05

Ajustando o foco para o entorno próximo do novo museu, identificamos algumas singularidades daquele trecho da avenida. O cruzamento com a Av. da Consolação se traduz em grande movimento de veículos e de pessoas, em função da proximidade das diversas estações de metrô e do corredor de ônibus. A calçada, neste ponto, é mais estreita, em função da presença do túnel logo em frente. Estamos bem no final da avenida, de onde se abre uma ampla visual para o vale do Pacaembu e para o espigão da Av. Dr. Arnaldo. O Conjunto Nacional está a duas quadras dali; o MASP, um pouco mais à frente.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Nelson Kon

O lote, com 20 x 50 metros, é plano e cercado por edifícios de 13 a 18 andares por todos os lados: uma fenda na seqüência de volumes perfilados ao longo da avenida. Trata-se de uma localização realmente extraordinária. Por outro lado, quando nos colocamos dentro do lote, no nível da calçada, percebemos que o espaço oferece poucas aberturas e conexões com o entorno. As perguntas que fizemos no início desta análise se colocam novamente: qual é a relação que se quer estabelecer entre o museu e a cidade e de que maneira esta decisão repercute na articulação dos espaços internos do museu?

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela
© Nelson Kon

O Partido 

A solução encontrada foi transferir o térreo do museu - o seu principal elemento articulador - da base para o centro do edifício, quinze metros acima do nível da Av. Paulista, criando uma relação totalmente nova e aberta entre o museu, a cidade e seus habitantes. Com esse deslocamento, saímos de uma condição claustrofóbica e restrita imposta pelos limites do lote, para conquistarmos a vista da cidade, ao mesmo tempo em que criamos a possibilidade de uma nova articulação dos espaços internos do museu.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 29 de 60
Cortesia de Andrade Morettin Arquitetos

Esta operação tem como consequência liberar o nível da Av. Paulista para que ela funcione, em conjunto com o primeiro subsolo, como uma plataforma de distribuição das diversas circulações que alimentam o edifício. Concebido como um grande hall urbano, o nível da Av. Paulista se converte em extensão da calçada, conduzindo o visitante através das escadas rolantes e de elevadores até o coração do edifício. É ali que está, também, o restaurante do museu, totalmente aberto ao público, reforçando o caráter múltiplo da avenida.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fachada
© Nelson Kon

Nesta transferência, que remete aos deslocamentos tão familiares das estações de metrô, ocorre uma primeira transição da escala da cidade para a escala do museu. Durante o percurso, os sons e a agitação vindos da rua vão se atenuando, a intensidade e a natureza da luz se alteram, até que se chega ao térreo elevado, de frente para a cidade, que se abre numa perspectiva totalmente renovada. Liberado do confronto demasiadamente próximo e direto com a rua, foi possível criar um espaço vibrante e cheio de energia, mas ajustado à intensidade e ao ambiente desejados para o museu. A escala e o tempo mudaram. Estamos dentro do novo IMS.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira
© Nelson Kon
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 17 de 60
© Nelson Kon

Como foi dito, com esta transferência reequilibramos o centro de gravidade do edifício, aproximando os principais programas do térreo. Este resultado, mais uma vez, vai além dos aspectos meramente funcionais. Trata-se de ajustar os percursos e os deslocamentos para a escala e o tempo que são os mais pertinentes ao museu. A partir do térreo elevado, a percepção que o visitante tem dos espaços de programa é clara e direta. O térreo em si foi transformado em praça de convívio e de distribuição, que conta ainda com a loja e o café; acima desta praça, pairando sobre ela, estão os espaços expositivos, protegidos num volume fechado; abaixo, estão agrupados os programas da Midiateca, que funcionam como um grande espaço de encontro dedicado ao cinema, à música, à literatura e, de maneira mais geral, à pesquisa e à produção de conhecimento.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fachada, Vidro, Viga
© Nelson Kon

Os depósitos e demais áreas de apoio ao museu - como o espaço de guarda temporária das obras de arte, acervo da biblioteca e estoques variados – estão localizados no 2º Subsolo. Este pavimento está ligado ao restante do prédio por meio de um amplo elevador de carga e um conjunto de elevadores e escada restritos aos funcionários e pessoal técnico.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 41 de 60
Plantas - Pavimentos
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 39 de 60
Plantas - Pavimentos
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 40 de 60
Plantas - Pavimentos

A espacialidade do museu é dada e percebida, sobretudo, a partir dos vazios do edifício, que são os espaços de circulação e encontro que se espalham entre os volumes de programa e a fachada do edifício. A materialidade da fachada, resolvida com uma pele de vidro translúcida de dupla camada, confere uma qualidade de luz que corresponde exatamente ao que pretendíamos desde o início do projeto, quando imaginávamos o interior do museu como um remanso – um espaço tranquilo e acolhedor para o visitante. Da mesma maneira, a luz que toma conta desses espaços carrega com ela o rastro da cidade, trazendo para o interior do museu a memória do mundo que está a sua volta.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mesa, Cadeira, Viga
© Nelson Kon
Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fachada, Vidro, Corrimão, Aço
© Nelson Kon

A escolha de alguns materiais reforça este desejo de construir relações significativas com a cidade. No térreo elevado, recuperamos o piso de mosaico português que por muito tempo foi usado nas calçadas da Av. Paulista. Por outro lado, usamos o basalto, material que faz uma correspondência direta com o cimentado das calçadas, para cobrir todo o piso do museu no nível da rua, de tal maneira que tenhamos um espaço contínuo.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Imagem 44 de 60
Axonométrica da Estrutura

Por fim, existe a questão de como o edifício se coloca na cidade. O uso do vidro translúcido como segunda pele faz com que o museu seja percebido como um volume bem definido, íntegro, com a força necessária para estabelecer o seu lugar em meio aos vizinhos e aos demais edifícios da Av. Paulista. Por outro lado, as suas propriedades de luz e de translucidez criam para o edifício um segundo registro, que é mutável em função da natureza do ambiente e da posição do observador. Como resultado, o interior do museu se manifesta sutilmente no espaço urbano.

Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Fachada, Vidro
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto Moreira Salles / Andrade Morettin Arquitetos Associados" 08 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883093/instituto-moreira-salles-andrade-morettin-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.