Residência Datum / FIGR Architecture & Design

Residência Datum / FIGR Architecture & Design - Mais Imagens+ 19

Ascot Vale, Austrália
  • Arquitetos: FIGR Architecture & Design; FIGR Architecture & Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Radial Timbers
  • Construtora: Grundella Constructions Pty Ltd
  • Inspetor Obra: Michel Group Building Surveyors
  • Engenheiro Estrutural: Meyer Consulting
  • Design: Ruth Welsby
  • Arquitetos Responsáveis: Michael Artemenko, Adi Atic
  • Cidade: Ascot Vale
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Tom Blachford & Kate Ballis

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a fachada voltada para a rua é apresentada, a Residência Datum toma emprestado das propriedades vizinhas a forma da cobertura e as referências materiais. O projeto é inspirado em seu entorno e contexto e reinterpreta suas descobertas através de uma característica contemporânea em uma fachada vitoriana tradicional, resultando na integração da rua. Começamos com o amplo requerimento do nosso cliente que consistia em uma residência que deveria abrigar uma família em crescimento de 5 pessoas. Nosso envoltório doméstico derivou de uma simples extrusão da silhueta vitoriana da residência, colocada no estreito terreno inclinado para estabelecer uma forma definido. O resultado é que a envolvente é manipulada pelo contexto circundante, pelo equipamento requerido e pela sua negociação com as restrições existentes do terreno. 

© Tom Blachford & Kate Ballis

A composição em dois níveis foi uma resposta às condições do terreno inclinado e às limitações definidas pelas edificações adjacentes. O programa foi cuidadosamente organizado e contido dentro da envoltura "extrudada" para responder aos requerimentos de codificação para os recuos laterais e, além disso, integrar formalmente o edifício em seu contexto. O resultado final diz respeito tanto à atmosfera e espaços dentro da residência como à conexão destes espaços com seu contexto e entorno.

Cortes

A ideia de subtrair um volume da envolvente do edifício para criar um pátio central se desenvolveu como uma estratégia para oferecer à residência acesso a luz natural e para proporcionar vistas às habitações. 

As inserções no envoltório, em forma de coberturas de metal negro, estabelecem aberturas que se relacionam com amenidades visuais e com a luz natural. Esses espaços abrem nosso envoltório interno para revelar elementos do contexto. Uma grande abertura pivotante estende o sofá-cama no pátio posterior para transformar a janela em uma plataforma de assentos e leitura. 

© Tom Blachford & Kate Ballis
© Tom Blachford & Kate Ballis

Um pátio central é apresentado na entrada. Ao ingressar nesta área, os usuários têm a opção de virar a esquerda e entrar na moradia principal, ir reto e acessar o pátio central ou virar a direita para andar 5 passos até a parte superior no recinto verde, ou 14 degraus para as habitações sob o dormitório. 

Datum é dividida em três níveis: térreo que abriga o plano aberto de convivência com uma cozinha linear que conecta os espaços de jantar e estar, margeada pelo pátio posterior ao sul e o pátio central ao norte. O primeiro pavimento contem o estúdio, lavanderia, dormitório principal, banheiro e abaixo dele estão os três dormitórios e um banheiro.

© Tom Blachford & Kate Ballis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Datum / FIGR Architecture & Design" [Datum House / FIGR Architecture & Design] 10 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883080/residencia-datum-figr-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.