O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hospital
  4. África do Sul
  5. Sheppard Robson
  6. 2016
  7. Hospital Infantil Nelson Mandela / Sheppard Robson + John Cooper Architecture + GAPP + Ruben

Hospital Infantil Nelson Mandela / Sheppard Robson + John Cooper Architecture + GAPP + Ruben

  • 13:00 - 9 Novembro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Hospital Infantil Nelson Mandela / Sheppard Robson + John Cooper Architecture + GAPP + Ruben
Hospital Infantil Nelson Mandela / Sheppard Robson + John Cooper Architecture + GAPP + Ruben, © Tristan McLaren
© Tristan McLaren

© Tristan McLaren © Tristan McLaren © Tristan McLaren © Tristan McLaren + 23

  • Engenharia Estrutural

    Mott Mac Donald PDNA
  • Mecânica & Elétrica

    Spoormaker & Partners, Mnjiya Consulting Engineers
  • QS

    Mbatha Walters & Simpson
  • Projeto de Interiores

    BON BON, BLACKBIRD DESIGN, ID:SR SHEPPARD ROBSON
  • Gerenciamento de Projeto

    SIP Project Managers
  • Construção

    GROUP FIVE
  • Paisagismo

    Greeninc Landscape Architecture
  • Mais informações Menos informações
© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os escritórios britânicos de arquitetura Sheppard Robson e John Cooper Architecture (JCA) trabalharam em conjunto em 2009 para ganhar um concurso internacional de projeto para o novo Hospital Infantil Nelson Mandela, em Joanesburgo. A instalação empregará 150 médicos pediatras e 450 enfermeiros.

© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

Sheppard Robson e JCA, responsáveis pelo projeto conceitual do hospital, tiveram o apoio dos escritórios locais GAPP e Ruben Reddy. A GAPP Architects & Urban Designers foi responsável pelo desenvolvimento da fachada e dos espaços públicos dentro do hospital, enquanto a Ruben Reddy Architects era a líder local com arquitetos residentes e um escopo que incluía o desenvolvimento do projeto das instalações clínicas e operacionais do edifício e a coordenação geral.

© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

A equipe reuniu especialistas com experiência e conhecimento local para conceber a visão do novo hospital, que focou na criação de uma instalação terciária pediátrica moderna e de ponta no campus da Universidade de Witwatersrand em Parktown, Joanesburgo - uma localização central que lhe permite atender às necessidades da população da região.

Planta - Pavimento Inferior
Planta - Pavimento Inferior

A instalações apresentam 200 leitos, auditório, com diagnósticos avançados e plano de expansão futura para 300 leitos. O hospital operará em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Witwatersrand como sua base primária e se integrará com todas as instituições de treinamento médico da região.

O hospital inclui instalações especializadas para o tratamento de doenças cardiovasculares, neurológicas, hematológicas, oncológicas, endócrinas, metabólicas e renais. O projeto também apresenta instalações para cirurgia pediátrica, ao mesmo tempo em que apoia a pesquisa acadêmica pediátrica e o treinamento.

© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

Um elemento-chave do briefing foi a construção de um hospital que oferecesse tratamento de saúde infantil de alta qualidade em um ambiente natural de cura. Este foco na conexão com a natureza moldou a forma do projeto e foi um ponto de partida para a criação de ambientes acolhedores e seguros para as crianças e seus pais.

O premiado projeto não abrigou todos os departamentos em um único edifício "caixa", o que muitas vezes resulta em plantas muito profundas onde os pacientes e a equipe têm pouco contato com o mundo exterior. Após uma extensa pesquisa, ficou claro que os corredores compridos, institucionais e sem janelas devem ser evitados, em favor de uma planta que se conecte ao ambiente natural.

O conceito de Sheppard Robson e JCA girava em torno da criação de seis alas, cada uma com sua própria especialidade. Estes foram conectados por uma "rua" que atravessa o centro do projeto. Esta "rua" foi essencial para a conectividade, com três pontos de encontro principais que favorecem um fluxo eficiente de pessoas. A separação dos andares evitou cruzamentos indesejados e a necessidade de uma orientação assistida.

© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

Ao dividir o volume do edifício em seis elementos, o projeto apresenta uma escala humana e reconhecível que é reconfortante e familiar para as crianças. Além disso, afastando-se do caráter institucional, cada ala tem torções sutis da linguagem projetual comum para dar-lhe uma identidade distinta;por exemplo, a cor das paredes com brises horizontais mudam a cada departamento, e são sempre vibrantes.

Croquis
Croquis
Corte Conceitual
Corte Conceitual

Esta composição aumentou o comprimento do perímetro do edifício e criou plantas pouco profundas. Isso resultou em mais luz mais natural para a edificação, colocando muitos espaços de tratamento próximos às janelas, que aproveitaram as vistas para a paisagem circundante, bem como para os pátios internos criados entre as alas dos hospitais.

© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

Como espaços que convidam à contemplação, os cinco pátios internos e os três jardins externos de terapia foram projetados para terapia ocupacional e brincadeiras infantis. A paisagem é predominantemente nativa, com espécies de plantas encontradas na Reserva Natural Melville Koppies, localizada nas proximidades. Os espaços externos foram criados com a cura em mente, e o projeto incentiva os pacientes a usarem os espaços ao ar livre como parte de sua recuperação.

Corte
Corte

As enfermarias foram posicionadas no segundo andar das alas para maximizar as visuais, enquanto as instalações de cuidados intensivos mais ocupadas estão localizadas em espaços mais privados nos níveis inferiores.

© Tristan McLaren
© Tristan McLaren

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sheppard Robson
Escritório
Ruben Reddy Architects
Escritório
John Cooper Architecture
Escritório
GAPP
Escritório
Cita: "Hospital Infantil Nelson Mandela / Sheppard Robson + John Cooper Architecture + GAPP + Ruben" [Nelson Mandela Children's Hospital / Sheppard Robson + John Cooper Architecture + GAPP + Ruben Reddy Architects] 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883040/hospital-infantil-nelson-mandela-sheppard-robson-plus-john-cooper-architecture-plus-gapp-plus-ruben> ISSN 0719-8906