Residência Gele Lis / GAAGA

Residência Gele Lis / GAAGA - Mais Imagens+ 9

The Hague, Países Baixos
  • Arquitetos: GAAGA ; GAAGA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Knauf, Pilkington, Plaka, Reynaers Aluminium, Xinnix, strikolith
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de GAAGA

Amor à primeira vista

Os clientes pediram a vários arquitetos que produzissem uma proposta para o projeto de sua casa. Fizemos um pequeno modelo de projeto pelo qual eles se apaixonaram de imediato.

Cortesia de GAAGA

No frondoso bairro de Ypenburg, um subúrbio de La Haya, a maioria dos terrenos da rua Gele Lis já está construída. Havia um lote longo e estreito ainda disponível. Por estar situado sobre a água, também tinha edifícios a uma distância de apenas cinco metros em ambos os lados - assim, o sol, as vistas sem obstáculos e a privacidade eram dificilmente alcançados.

Cortesia de GAAGA

Os futuros moradores pediram a vários arquitetos que produzissem uma proposta para o terreno. Eles se apaixonaram a primeira vista - palavras deles, não nossas - pelo pequeno modelo que produzimos.

Plantas

Implantação

A maioria dos lotes foi construída na maior superfície possível, dando ao bairro uma sensação quase urbana. Uma das demandas do município estava relacionada à fachada: esta deveria ser construída com ao menos 50% de madeira. Além disso, a área ecológica ao lado da água do terreno poderia ser utilizada, mas não construída. 

Cortesia de GAAGA

Implantamos o espaço externo na parte longitudinal ensolarada do terreno. Ao formatar o jardim e elevá-lo levemente, criamos um ambiente de jardim privado e ensolarado como extensão do espaço interno. O espaço externo se estende à área ecológica por trás da casa, formando um cômodo oásis verde.

Cortesia de GAAGA

Blocos Engenhosos

A residência é formada por dois blocos, um por cima do outro. O bloco superior é levemente maior que o inferior, e foi levemente deslocado para o lado. A saliência gerada serve para melhorar ainda mais a sensação de um espaço de jardim particular enquanto serve também como cobertura ativa para a sala de estar.

Cortesia de GAAGA

Além disso, a implantação do bloco superior criou a possibilidade de adicionar uma abertura zenital longa na cobertura do térreo no outro lado. Isso não só gera um efeito excepcional de luz no ambiente, mas também faz com que as aberturas na fachada sejam desnecessárias nesse lado da estrutura - o que é uma vantagem a mais em termos de privacidade.

Cortesia de GAAGA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Gele Lis / GAAGA" [House Gele Lis / GAAGA] 12 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883032/residencia-gele-lis-gaaga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.