Casa MK5 / ORTRAUM

Casa MK5 / ORTRAUM - Mais Imagens+ 22

Helsinque, Finlândia
  • Arquitetos: ORTRAUM; ORTRAUM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marc Goodwin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aurubis, CSW-Design, Emmahus, Heikki Aska, Helsingö, Houmio, Hunton, Ilmar Koppel, Kalle Tuominiemi, Klas1-yhtiöt, Kruunukatto, Louhi Kivitasot, Nikari, Oilon, Oy Skanno, Paroc, RHEINZINK, Romanoff, Roth Werke, Sara-Steel, +4
  • Projeto De Estrutura: Asko Keronen
  • Projeto Hvac: Harri Ripatti, Leino Kuuluvainen
  • Arquitetos Responsáveis: Martin Lukasczyk
  • Cidade: Helsinque
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
© Marc Goodwin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O MK5 é o mais recente projeto do ORTRAUM Architects, construído para um dos parceiros do escritório e sua família. A casa está implantada em um terreno inclinado de orientação sudoeste com 500 m2 na península de Jollas, ao leste da região central de Helsinque. O projeto possui uma leve angulo central em sua planta, que (de acordo com a tradição finlandesa) evita a vista direta para os vizinhos, e orienta os espaços principais para oeste, de frente para o oceano. A relação do edifício com a paisagem natural foi responsável por determinar o posicionamento de diversas aberturas, levando em conta a iluminação natural ao longo do dia e a promoção de diferentes eixos visuais através do projeto. A sala de estar no térreo é acessada pelo norte enquanto que a sauna e as áreas de serviço ficam no porão. No pavimento superior estão localizados os quatro quartos que se conectam a partir de uma área de uso comum, um importante espaço de convívio para seus moradores.

© Marc Goodwin
Corte
© Marc Goodwin

A estrutura da casa é composta de elementos pré-fabricados de madeira CLT. Além do sistema elétrico, o sistema de ventilação e os dispositivos de iluminação estão embutidos e totalmente integrados aos painéis de CLT. Madeira da Sibéria foi utilizada na fachada, no piso e nos móveis. As molduras das janelas são compostas por elementos pré-fabricados de cobre. Os materiais utilizados na fachada foram escolhidos para permitir que o prédio envelheça naturalmente com o passar do tempo. No lado sul do edifício, cabos verticais partem do beiral para o deck do terraço para que a vegetação cresça criando uma "parede verde", protegendo o espaço da rua e criando um ambiente mais íntimo e acolhedor.

© Marc Goodwin

O principal objetivo na prática profissional do ORTRAUM Architects, é criar uma solução única de projeto que responda as demandas específicas de cada cliente e considere ainda as características singulares do contexto onde está inserido. Além deste compromisso pessoal, o ORTRAUM realiza rigorosas pesquisas complementares para cada projeto, desenvolvendo novas tipologias de elementos pré-fabricados e explorando todas as possibilidades que eles podem oferecer.

© Marc Goodwin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa MK5 / ORTRAUM" [MK5 House / ORTRAUM] 16 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883024/casa-mk5-ortraum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.