Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos

Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 2 de 29Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 3 de 29Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 4 de 29Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 5 de 29Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: M2.senos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  85
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Garrido
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adriazul, Geberit, Portilame, Primus Vitória, VELUX Commercial, Weber
  • Autores: Ricardo Senos, Sofia Senos
  • Construção: Trabalhadores da Junta de Freguesia de S. Salvador
  • Cidade: Ilhavo
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 24 de 29
© Nelson Garrido

Descrição enviada pela equipe de projeto. Umas instalações sanitárias num cemitério parece não ser o mais apelativo dos projetos. Nem pelo programa. Nem pelo Sítio. Nem pelo orçamento. Para nós, foi entusiasmante! Tínhamos ali entrado algumas vezes, sempre desconfortáveis, a olhar para o chão para   não tropeçarmos nos caminhos estreitos entre as grandes pedras de mármore. Por isso, quando nos propuseram a reabilitação das casas de banho existentes, foi como se entrássemos naqueles portões pela primeira vez. Percebemos as hierarquias, as ruas, os caminhos, o largo, a igreja, as entradas, as saídas, as árvores, as pedras, e os canteiros verdes; que bonitos e organizados!

Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 4 de 29
© Nelson Garrido

O edifício (existente) era enorme e descontextualizado. Só coberturas, palas, mesmo ali amarradas à capela. Um sacrilégio logo ao entrar do lado sul daquele espaço. Tudo o que fizemos foi reduzi-lo. Reduzi-lo em tamanho e informação. Um exercício de abstração para gerar um objecto abstrato: sem portas, sem janelas, sem telheiros ou alpendres. O revestimento em azulejo surgiu de forma natural. E verde. O objecto devia identificar-se mais com os elementos naturais, e menos com os construídos, deixando que a igreja, ali tão próxima, se evidencia-se. Para isto, o azulejo devia revestir todo o edifício, fachadas, cobertura, tornando o objecto unitário e neutro. Mas depois surge a realidade: a técnica e a econômica – e ainda bem.

Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 11 de 29
© Nelson Garrido
Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 29 de 29
Demolição/Reconstrução
Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 13 de 29
© Nelson Garrido

A equipe de trabalho não tem experiência na aplicação de azulejo? Fica caro e é lento? O desenho resolve! Acrescentam-se rebocos, minimiza-se a exigência das zonas em curva, optimizam-se as estereotomias, simplifica-se a cobertura: um trabalho de detalhe, resolve-se um problema de cada vez. As entradas fazem-se através dos negativos existentes. A sul, projeta-se a entrada para   os novos espaços de apoio aos funcionários do cemitério. A norte, faz-se a entrada principal, a partir da qual se chega a zona central, um espaço ambíguo entre o interior e o exterior, enfatizado pela luz natural e pelo pavimento em calçada portuguesa, prolongamento dos passeios envolventes ao edifício. Neste espaço situam-se os lavabos, e funciona como charneira comum entre as instalações femininas, masculinas e acessíveis.

Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 16 de 29
© Nelson Garrido

Um edifício sem tecnologia: o vento desumidifica e renova o ar, potenciado pela orientação norte sul. Estruturalmente a cobertura desenvolve-se em vigamento de madeira, com uma velatura branca, que assenta sobre as paredes pré existentes. Todos os interiores são brancos e com iluminação natural através de claraboias, reforçando o conforto lumínico. Grandes bancadas em mármore (material familiar ao recinto) desenham os lava-mãos. Um pouco mais à frente, desenhou-se um queimador de velas em chapa de ferro pintado a negro, robusto e resistente, mas com um desenho delicado. No conjunto, estes dois objetos reforçam a rede hierárquica do cemitério, não deixando de ser, pela sua escala, e pela sua unidade sintética, mais um dos seus “saleiros e pimenteiros”.

Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos - Imagem 22 de 29
© Nelson Garrido

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:3830 Ilhavo, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Onde é o banheiro, por favor? / M2.senos" [Where Is The Toilet, Please? / M2.senos] 07 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882805/onde-e-o-banheiro-por-favor-menos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.