Residência Chipster Blister / AUM Pierre Minassian

Residência Chipster Blister / AUM Pierre Minassian - Mais Imagens+ 10

Lyon, França
  • Arquitetos: AUM Pierre Minassian; AUM Pierre Minassian
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erick Saillet
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arthur Bonnet, Bisazza, Boffi, Catellani & Smith, Glas Trösch, Modular Lighting Instruments
  • Arquiteto Responsável: Pierre Minassian
  • Cidade: Lyon
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Erick Saillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência nasceu de uma colaboração entre um casal com três crianças e Pierre Minassian e sua equipe.

O projeto está localizado em um terreno inclinado em uma pequena cidade da região de Lyon. A edificação é inteiramente construída de concreto branco e está parcialmente escavada no solo.

No piso térreo está a sala de estar, a cozinha, a lavanderia e a sala de jogos. No pavimento superior, por sua vez, estão os dormitórios.

© Erick Saillet

A residência possui nas suas extremidades dois grandes balanços. As linhas monolíticas deste volume resolutamente contemporâneo permanecem até os extremos afirmando a dualidade entre massa e vazio, superfícies envidraçadas e planos de concreto.

A fachada sul é composta por uma montagem de forma elíptica com a resina negra malte Corian® suspensa na frente dos dormitórios. Essas formas trazem uma vibração particular para a percepção quase fantasmagórica dos volumes inscritos entre as sombras projetadas e as superfícies de um emblemático preto.

© Erick Saillet

Este muxarabi contemporâneo permite que o interior da residência se beneficie de um quadro visual máximo, reduzindo a penetração da luz solar excessiva. Um espaço intermédio entre as vidraças e a cortina suspensa cria uma sensação de volume extra instantaneamente sentida. Vista desde fora, a fachada é uniformizada e, nas reflexões ondulantes dos envoltórios, percebemos todos os tons de um céu emoldurado entre vegetais e minerais.

© Erick Saillet

Esta residência é extremamente eficiente desde o ponto de vista energético e atende ao rótulo da BBC. Assim, uma grande quantidade de soluções técnicas foram desenvolvidas para conservar o concreto bruto aparente no exterior e no interior. Para manter o máximo da estrutura de concreto aparente, o telhado é isolado do exterior com um sistema de painéis isolantes finos extremamente eficientes. As paredes de concreto armado são divididas por disjuntores térmicos com isolamento. O imponente elemento da sala de estar com pé-direito duplo também foi deixado em concreto aparente, o que permite separar visualmente a estrutura da lareira em aço bruto. A ponte que conecta o espaço da biblioteca suspenso acima da cozinha e os dormitórios é, na verdade, um feixe da estrutura da casa, tensionando o ambiente. 

Planta - Térreo
Planta - Primeiro pavimento

Esta residência, cujo o envoltório é amplamente vitrificado, é uma edificação de baixo consumo. Ela é aquecida com uma bomba de calor geotérmica e possui uma ventilação de fluxo duplo. A fachada principal ao sul é, em grande parte, revestida e possui tramados feitos de resina que reduzem as contribuições solares.

A laje de concreto surge, em grande parte, na frente da fachada e, portanto, também limita a entrada de luz no verão. 

© Erick Saillet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Chipster Blister / AUM Pierre Minassian" [Chipster Blister House / AUM Pierre Minassian] 13 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882709/residencia-chipster-blister-aum-pierre-minassian> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.