Residência em Granada / DTR_studio

Residência em Granada  / DTR_studio - Mais Imagens+ 26

Granada, Espanha
  • Arquitetos: DTR_studio ; DTR_studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  740
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Crisbeltran
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, ABELLA, AC GALLERY, B-LUX, Cortizo, Pavisuelos, Pierinelli, SANTOS
  • Arquitetos Autores: Jose Miguel Vazquez, Jose María Olmedo
  • Diretor De Projeto: Javier Rojas
  • Construtora : Otero S.A.
  • Técnico Em Edificações : Pablo Barcos
  • Arquiteto Responsável: DTR_studio
  • Cidade: Granada
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Crisbeltran

Descrição enviada pela equipe de projeto. O enclave urbano do terreno, situado em um dos passeios mais centrais de Granada faz com que o mesmo adquira uma relevância em relação a sua localização.

© Crisbeltran
Diagrama

A posição do mesmo, entre empenas, porém isolado devido aos jardins adjacentes das edificações, faz com que o edifício proposto receba destaque no cruzamento entre o Paseo de Salón e o Paseo de la Bomba

© Crisbeltran

A oportunidade de propor uma edificação residencial nos conecta com a tradição da área de residencias unifamiliares, nesta zona foram seguidas as decisões do início do século XX sobre as ideias da Cidade Jardim. 

Corte

Dentro dessas premissas, se desenvolve a proposta de uma residência unifamiliar. Pretende-se responder às condicionantes que surgem no Plano Especial de Proteção e Catálogo da Área Central de Granada a respeito dos parâmetros básicos de composição, altura e materialidade da edificação, sem esquecermos da singularidade que, pela posição do mesma, é importante levar em conta.

© Crisbeltran

São utilizadas as recomendações da Resolução da Delegação de Cultura a respeito da posição da edificação e esta se desenvolve dentro do primeiro nível, assim como os espaços dos demais pavimentos que correspondem a área da muralha e são incorporados como espaços livres na edificação. 

© Crisbeltran

Assim, o edifício se desenvolve em uma base nas janelas do térreo que possui a maior altura na entrada principal, dignificando esse acesso e dotando a porta de entrada de todo o pé-direito disponível. As linhas da marquise marcam os elementos longitudinais e se trasladam até as empenas que, ao encontrarem-se com o edifício isolado, funcionam como fachadas e, portanto, devem ser tratadas como tais. A posição dos shafts responde à distribuição interior e às necessidades de iluminação e vistas. Dispõem-se de um peitoril na fachada que percorre a cobertura inclinada evacuando os pátios interiores sendo conformada com telha árabe. 

© Crisbeltran

A moradia se desenvolve em quatro níveis conectados por uma escada longitudinal que divide a planta em duas e que se desenvolve paralelamente a um pátio que estrutura a vida nas áreas mais residuais da mesma. Assim, os dois primeiros pátios percorrem a área mais privativa da moradia e é onde se situam as habitações e áreas de trabalho. No pavimento superior, situa-se a sala de estar e a cozinha em um espaço diáfano e aberto tanto ao Paseo del Salón como a muralha, que é incorporada como elemento a ser contemplado e desfrutado como espaço livre. Entre o primeiro e segundo nível se desenvolve um pátio que nos permite criar uma relação com as empenas e, por sua vez, desfrutar de um maior conforto lumínico nos cômodos. No semi-subsolo existem ainda três vagas de estacionamento, assim como espaços para instalações, lavanderia e escritório.

© Crisbeltran

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Granada / DTR_studio" [Vivienda en El Paseo del Salón de Granada / DTR_studio] 03 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882502/residencia-em-granada-dtr-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.