Tragata / Hiboux + Studio Genua

Tragata / Hiboux + Studio Genua - Mais Imagens+ 32

  • Pesquisas: Michalis Psarras, Nikos Christopoulos
  • Engenheiro Civil: Myrto Tsitsinaki
  • Realização: Louise Lauritzen, Pantelis Pipergias Analytis, Aggelos Pipergias, Dimitris Giannelos, Sofia Panagiotopoulou, Stefano Rosselli,Maria Lekka, Margarita, Marta Juliana Abril, Maher Salameh, Astride Kause, Philipp Kreuzer, Stefanos Parnos, Danai Dahri, Dimitra Chaida, Aggeliki Diakrousi, Herbert Ploegman
  • Cidade: Cephalonia
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
© Marianna Xyntaraki
Corte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Fragata é uma versão moderna da antiga estrutura de madeira temporal homônima que funcionou como residência de curto prazo para os agricultores observarem suas plantações o como refúgio de praia para os dias calorosos do verão.

© Marianna Xyntaraki

Em nosso caso, Tragata não tem a função de observar as plantações, mas de elevar-se do solo para proporcionar um ponto de vista desde onde se observa um contexto/habitat maior. Esta forma primitiva de observação inspirou o conceito global de projeto que se formula com três ideias centrais: a ideia de "embarcar" em uma plataforma elevada que flutua no nível das árvores, o alojamento em um cubo flexível que pode se adaptar a vários usos e circunstâncias durante o dia, e o recinto e isolamento que essa cabana elevada pode oferecer ao comunicar-se com o mundo através dos estreitos espaços entre as peças que compõem sua pele exterior. A Tragata poderia ser descrita como um "espaço de respiração" dentro da vida cotidiana, onde seus residentes podem experimentar uma forma primária de vida e desvincular-se do entorno. O residente se retira na observação do contexto, mas também na observação do espaço interno, no âmbito de um tempo lento.

Corte
© Merle Sudbrock

A estrutura principal do projeto é uma construção permanente de madeira. Seu espaço habitável principal é composto por painéis desmontáveis que foram feitos de madeira de cana, abundante no local. Ambos, a estrutura e os painéis, foram feitos in loco. As partes inferiores dos painéis se abrem para fora, proporcionando sombreamento durante o dia, ventilação natural e várias vistas do entorno. A cobertura foi desenvolvida sob os mesmos princípios e tem a capacidade de dobrar-se pela metade, abrir-se e oferecer vistas do céu noturno. Uma escotilha/alçapão oculta, que está sob o plano do piso, serve para armazenar colchões e outros pertences durante o dia. Além disso, uma polia mecânica será atada à estrutura para trazer vários objetos para dentro do espaço. No piso e na plataforma do projeto há uma rede que cria um plano flutuante de relaxamento. A primeira Tragata está investigando esta forma de alojamento transitório. Ao olhar-lo como uma construção genérica e modular, várias Tragatas poderiam dar forma a um "camping elevado" que poderia transformar-se na base para o estabelecimento de uma comunidade. Junto com os edifícios existentes no campo, as Tragatas podem dar forma a um sistema habitacional adaptado à paisagem de Paliki.

© Marianna Xyntaraki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cephalonia, Grécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tragata / Hiboux + Studio Genua" [Tragata / Hiboux + Studio Genua] 07 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882456/tragata-hiboux-plus-studio-genua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.