O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Índia
  5. Reasoning Instincts Architecture Studio
  6. 2017
  7. A Casa Portal / Reasoning Instincts Architecture Studio

A Casa Portal / Reasoning Instincts Architecture Studio

  • 13:00 - 30 Outubro, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
A Casa Portal / Reasoning Instincts Architecture Studio
A Casa Portal / Reasoning Instincts Architecture Studio, © Krunal Mistry
© Krunal Mistry

© Krunal Mistry © Krunal Mistry © Krunal Mistry © Krunal Mistry + 35

  • Equipe de Projeto

    Krunal Mistry, Meel Panchal
  • Estrutura

    Rajeev Shah & Associates, Mumbai
  • Paisagismo

    Green Pastels, Brinda Pancholi, Ahmedabad
  • Fabricante Aço Corten

    Capsicum Wall Ideas Pvt. Ltd., Ahmedabad
  • Mais informações Menos informações
© Krunal Mistry
© Krunal Mistry

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Portal foi concebida a partir da ideia da criação de múltiplas sobreposições dos domínios pessoais e públicos que eludem tanto à noção de solidão como de encontro. A composição da residência remete à "suástica". A porção central abriga "a casa", que é o coração da residência, e os quatro braços que dela se originam formam os quartos ou "cabanas". Os espaços entre esta organização de volumes são os espaços de transição que definem a essência da experiência de viver nesta edificação, mesclando os limites entre o interior e o exterior. Estes espaços foram articulados de forma singular como espaços com decks, pátios abertos e cobertos, espelhos d'água, caminhos de conexão, etc.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O acesso à residência é celebrado a partir de uma rampa para pedestres de seis metros de largura, restringindo o movimento veicular no local e evocando a sensação de distinção e tranquilidade. Chegar na entrada da casa pela rampa, de forma mais lenta, torna-a uma zona de transição entre a agitação da vida urbana e a calma presente na solidão. Paredes verdes de concreto pigmentado estrategicamente alinhadas ditam o padrão de movimento dentro da residência, em consonância com a posição das árvores existentes.

© Krunal Mistry
© Krunal Mistry

A "casa" e as "cabanas" são os principais componentes do projeto. Cada uma dessas construções é cercada por um distinto portal de aço corten, de modo que os espaços fragmentados sejam artisticamente compostos como uma única entidade. Os portais não apenas ligam a "casa" às "cabanas", mas também atuam como uma expressão comum em todo o terreno. Eles marcam a posição desses componentes seguindo a forma da "suástica". A luz filtrada pelas copas altas das árvores inspirou o desenho do padrão de perfuração dos painéis de aço corten. Isso ajudou a obter um resultado contrastante entre as superfícies de metal e as texturas orgânicas das árvores.

© Krunal Mistry
© Krunal Mistry
Corte
Corte
© Krunal Mistry
© Krunal Mistry

Avançando o conceito de "espaços servidos e serventes", cada componente construído é dividido em dois volumes, onde os serviços estão localizados em volumes mais baixos e os espaços habitáveis e funcionais estão nos volumes mais altos.

© Krunal Mistry
© Krunal Mistry

"A casa" define porções sociais, como áreas de estar, jantar e lazer. Com o intuito de estender as áreas de estar para os espaços de transição, não há entradas formais. Em vez disso, grandes superfícies em vidro transparente na fachada norte, que podem ser abertas, de dezesseis metros de comprimento, encorajam a conexão visual e física ininterrupta entre os espaços internos e externos. A presença de uma parede de pedra Jaisalmer no pátio aberto dentro da "casa" favorece a conectividade desses espaços transparentes.

© Krunal Mistry
© Krunal Mistry

As "cabanas" foram concebidas para serem dormitórios tipo studio, cujas plantas livres abrigam ambientes de estar, estudar e descansar. O pé-direito mais alto que o convencional proporciona uma conexão com as copas das árvores em todos os momentos. As paredes verdes de concreto pigmentado se destacam entre os materiais e criam um espaço íntimo de banho, escuro e com privacidade, em meio a um espaço bastante aberto.

Diagrama da Cabana
Diagrama da Cabana
Diagrama da Casa
Diagrama da Casa

No geral, a residência é uma demonstração da grandeza do espaço construído com materiais simples. Os espaços de transição que se conectam com a casa contribuem para a habitabilidade do projeto. A natureza crua e rústica dos acabamentos fazem referência à natureza do terreno, proporcionando aos ocupantes da casa um estilo de vida mais aberto e livre, como desejado.

© Krunal Mistry
© Krunal Mistry

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Reasoning Instincts Architecture Studio
Escritório
Cita: "A Casa Portal / Reasoning Instincts Architecture Studio" [The Portal House / Reasoning Instincts Architecture Studio] 30 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882429/a-casa-portal-reasoning-instincts-architecture-studio> ISSN 0719-8906