O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Educacional
  4. Japão
  5. Emmanuelle Moureaux Architecture + Design
  6. 2017
  7. Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design

Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design

Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design
Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design, © Daisuke Shima
© Daisuke Shima

© Daisuke Shima © Daisuke Shima © Daisuke Shima © Daisuke Shima + 13

© Daisuke Shima
© Daisuke Shima

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Creche Ropponmatsu é um centro de educação infantil localizado em uma área residencial na cidade de Fukuoka, com capacidade para 90 crianças com idades que variam de 0 a 5 anos. Os arquitetos projetaram o espaço onde as crianças poderiam crescer livremente em mente e corpo. Como um bosque colorido, esta creche proporciona a oportunidade das crianças desenvolverem uma rica sensibilidade ao sentir muitas cores onde quer que estejam.

© Daisuke Shima
© Daisuke Shima

A coleção de cores salta aos olhos de imediato, uma vez que muitas cores são utilizadas na fachada e no espaço interno. Na fachada, existem 23 cores utilizadas em elementos que lembram 63 árvores multicoloridas de 4 m de altura, e estendem seus ramos ritmicamente envolvendo o edifício. Enquanto os grandes panos de vidro proporcionam abertura e transparência, as árvores coloridas dão a sensação de distância, e visualmente protegem as crianças em gestos sutis. Nas salas de aulas, 200 caixas coloridas em 25 cores estão alinhadas nas paredes, onde cada uma delas pertence a cada uma das crianças para armazenar seus bens pessoais. Cada vez que as crianças usam seus próprios pertences ou se trocam, encontram a caixa de sua cor.

© Daisuke Shima
© Daisuke Shima

As escadas que conectam os 4 pavimentos utilizam 18 cores, onde as crianças estão envoltas em tantas cores à medida que as paredes trocam também de cor quando sobem e descem as escadas. 

© Daisuke Shima
© Daisuke Shima
Corte
Corte
© Daisuke Shima
© Daisuke Shima

As árvores coloridas também são incorporadas à logo do jardim de infância, também utilizada em outras áreas como os uniformes e o ônibus escolar, conferindo uma unidade. 

© Daisuke Shima
© Daisuke Shima

Passar tempo em um ambiente colorido ajuda a maximizar a sensibilidade das crianças e trazem à tona a personalidade de cada criança. Envoltas em tantas cores, tocando tantas delas, convivendo com todas elas, a creche almeja desenvolver ricas sensações e individualidade das crianças. Com esta esperança em mente, o bosque colorido testemunha o crescimento das crianças diariamente. 

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Creche Ropponmatsu / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design" [Creche Ropponmatsu Kindergarten / Emmanuelle Moureaux Architecture + Design] 02 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882406/creche-ropponmatsu-emmanuelle-moureaux-architecture-plus-design> ISSN 0719-8906